Frente Parlamentar da AL-RS faz reunião com autoridades e representantes do Hospital São Pedro

Frente Parlamentar da AL-RS faz reunião com autoridades e representantes do Hospital São Pedro

Este foi o primeiro encontro após a audiência pública que discutiu os desafios enfrentados pela instituição

Felipe Faleiro

publicidade

A Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dr. Thiago Duarte, realizou, nesta terça-feira, a primeira reunião após a audiência pública que discutiu os desafios enfrentados pela instituição. O encontro ocorreu nas dependências do São Pedro e reuniu o presidente da frente parlamentar, deputado Dr. Thiago Duarte, representantes do hospital e membros da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

Conforme o deputado, houve denúncias de sucateamento da instituição, bem como a falta de funcionários para atendimento aos pacientes. “O São Pedro está deixando de atender pacientes para deslocar para o Residencial Terapêutico. Isto é um absurdo”, salientou. Enquanto isto, conforme ele, há 240 pacientes aguardando nas emergências da área de saúde mental em hospitais, aguardando serem atendidos em unidades especializadas.

A SES afirma que há falta de pessoal, o que impede, por exemplo, a reabertura da unidade de dependência química, que, por sua vez, seria fundamental para desafogar os serviços de saúde e “faz muita falta para a cidade”, conforme avaliação do presidente da frente parlamentar. Entre técnicos de enfermagem, a situação é igualmente similar e preocupante. As vagas do mais recente concurso público não são preenchidas, o que desassiste os atendimentos. Há um contrato emergencial em vigor de médicos e destes técnicos citados.

Profissionais de manutenção e nutrição saíram do São Pedro, mas a SES garante que ambas as áreas estão em vias de mudanças. “Há questões burocráticas que estão sendo resolvidas”, afirmou Juliana Portela Dias, Chefe da Divisão de Unidades Próprias da SES. O prazo informado por ela é 1º de julho, e não há interferência do Regime de Recuperação Fiscal. Outra licitação, a que trata de profissionais cuidadores, já tem empresa vencedora, e a análise desta documentação está sendo feita pela Central de Licitações do Rio Grande do Sul (Celic), também informou Juliana.

Uma próxima reunião relacionada à situação do São Pedro, organizada pela frente parlamentar, está marcada para o dia 18 de julho, com a participação da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. “Até lá, estarão resolvidas as questões da manutenção e nutrição, e vai se trabalhar a questão do contrato emergencial do Estado. Não vamos aceitar que os técnicos de enfermagem sejam deslocados da assistência para os residenciais terapêuticos. Isto significa fechamento de vagas de internação”, diz o deputado.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895