Funcionários do Hospital Criança Conceição realizam apresentação para crianças internadas

Funcionários do Hospital Criança Conceição realizam apresentação para crianças internadas

A ideia da iniciativa surgiu para celebrar as datas de Dia das Crianças e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Cláudio Isaías

publicidade

Um grupo de 30 crianças internadas na ala de pediatria do Hospital Criança Conceição (HCC), em Porto Alegre, foi homenageada nesta quarta-feira com a montagem da peça "As Mascotes de Segurança". A iniciativa fez parte das comemorações do Dia das Crianças, celebrada no dia 12 de outubro. A apresentação especial foi realizada na unidade que funciona no 4º andar do hospital. 

O Grupo de Gestão de Risco Assistencial do HCC, que faz parte do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) organizou um palco com materiais hospitalares - berço, suportes de soro e cadarços de traqueostomia. A médica pediatra Priscila Coelho Amaral, membro da Gestão de Risco Assistencial do HCC, informou que o tema da peça apresentada aos pequenos pacientes e os pais estava relacionado à segurança do paciente.

A unidade atende pessoas de dois a 14 anos incompletos. Além da peça, a homenagem às crianças contou com brincadeiras e participação dos pais e da equipe assistencial do hospital.

Foco na segurança do paciente

Priscila Coelho destacou que trabalha com uma equipe na instituição de saúde que faz a gestão de risco com foco na segurança do paciente. "Trabalhamos com metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visam reduzir eventos adversos quando o paciente está internado. Entre as metas está diminuir o risco de queda; o risco de infecção hospitalar; cirurgias seguras e informações corretas sobre o paciente".

Conforme a médica pediatra, a ideia de homenagear às crianças surgiu do Dia Mundial da Segurança do Paciente celebrado no dia 17 de setembro. A data foi escolhida pela OMS para chamar atenção de um tema fundamental na área da saúde: a segurança do paciente. O objetivo é conscientizar sobre a importância de adotar práticas que reduzam os danos evitáveis que protejam os pacientes, além de todos aqueles que atuam nos serviços de saúde.

“A peça teve o objetivo  de chamar a atenção para a importância do tema para a redução e prevenção de eventos adversos, bem como a conscientização dos profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança”, destacou a pediatra.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no dia 17 de setembro, foi estabelecido em 2019 pela OMS com o objetivo de melhorar a compreensão e promover ações globais de segurança do paciente, aumentar o engajamento público e reduzir os danos relacionados à assistência.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895