General Fernando Soares assume Comando Militar do Sul e minimiza papel do Exército nas eleições

General Fernando Soares assume Comando Militar do Sul e minimiza papel do Exército nas eleições

Soares prometeu dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, general Valério Stumpf Trindade

Felipe Samuel

Natural da cidade do Rio Janeiro, general Soares tem MBA em Administração e Negócios pela FGV

publicidade

Ao assumir o Comando Militar do Sul (CMS), em solenidade hoje no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na Capital, o general Fernando Jose Sant'Ana Soares e Silva minimizou o papel das Forças Armadas durante as eleições e afirmou que o Exército vai continuar cumprindo 'as suas missões constitucionais dentro do arcabouço legal do Estado brasileiro'. À frente do CMS, Soares promete dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, general Valério Stumpf Trindade, que vai para Brasília onde assume como Chefe do Estado-Maior do Exército.

Acompanhado do comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, Soares - que ingressou na corporação em 1975 - ressaltou que o grande desafio é poder melhor empregar os recursos que a sociedade destina à instituição. E destacou que as eleições não interferem no trabalho. "Ano eleitoral ou não, isso não é um problema do Exército. O Exército vai continuar cumprindo as suas missões constitucionais, vai continuar fazendo tudo que tem que fazer dentro das normas vigentes e do arcabouço legal do estado brasileiro", garantiu.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, Soares afirmou que estar à frente do CMS é motivo de satisfação pessoal e profissional. "É uma tropa muito profissional, pronta para defender o nosso país aqui na região sul do Brasil. É motivo de grande satisfação também poder a partir dos próximos meses, anos, eu não sei quanto tempo, poder compartilhar da companhia do povo gaúcho, não só em Porto Alegre, como em todo o Rio Grande do Sul", observou Soares, que serviu até abril como comandante do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande, Mato Grosso.

Ao lado do vice-presidente Hamilon Mourão, o general Freire elogiou o trabalho realizado por Stumpf no CMS. "Dotado de apurada visão estratégica, o general Stumpf, no escopo do plano estratégico do exército, deu ênfase ao programa Forças Blindadas, e nesse sentido concretizou relevantes iniciativas na busca de soluções para aquisição e a modernização de meios que incrementem as capacidades operativas das brigadas mecanizadas e blindadas e dos regimentos de cavalaria mecanizados", destacou, acrescentando que o Exército teve papel importante durante a pandemia de Covid-19.

"Após mais de dois anos é com muita emoção que me afasto do CMS. Aqui Rio Grande me criei, fui guri em Cachoeira, Santa Maria e Bento Gonçalves. Fui aspirante a oficial e tive a oportunidade de comandar pelotão, esquadrão e regimento", destacou. Ao avaliar o fim de seu ciclo no Estado, Stumpf afirmou que comandar o CMS foi um desafio. "Implementei ideias e conceitos sedimentados ao longo de minha carreira e participei do processo de crescimento do CMS, do qual tenho muito orgulho", completou, destacando a relação cordial do Exército com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Justiça Federal, Ministério Público estadual, entre outras instituições.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895