GM inaugura linha de montagem do novo Onix em Gravataí

GM inaugura linha de montagem do novo Onix em Gravataí

Empresa é responsável por 10% do PIB e representa 45% da arrecadação de ICMS do município

Christian Bueller

Uma das novidades do novo Onix hatch é a instalação de seis air bags, o que confere mais segurança aos passageiros

publicidade

Depois de quatro milhões de veículos produzidos desde a sua implantação em Gravataí, a fábrica da General Motors Brasil inaugurou hoje a linha de montagem do novo Onix, a versão hatch com design mais esportivo que a Chevrolet lançou após o sucesso do Onix Plus. No ano passado, a empresa anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão na expansão da unidade gaúcha. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite. A produção pulou de 30 carros por hora, em 2000, para 66 unidades por hora em 2018, gerando mais de sete mil empregos diretos e indiretos. Ou seja, a cada 51 segundos, um carro é produzido.

“É uma honra trabalhar em uma empresa centenária como esta, que está há 95 anos no Brasil e há 19 no RS”, contou o vice-presidente da GM na América do Sul, Marcos Munhoz. Ele relembrou as fases de expansão da empresa em Gravataí. “Em 2006, começamos a fabricar o Prisma, seis anos depois, o Onix. Agora, expandimos mais uma vez. O sucesso é explicado pela conjugação qualidade do produto, trabalho na fábrica e acesso aos carros pelas concessionárias”, diz o executivo.

Uma das novidades do novo Onix hatch é a instalação de seis air bags, o que confere mais segurança aos passageiros. “É uma marca global que sai de Gravataí para 40 países”, comemora Munhoz, que encerrará sua passagem pela GM no fim do ano. Segundo ele, “exportar é a alma da indústria” e que terá uma reunião com Leite para ajustar os processos de exportação do novo Onix. “Queremos que os automóveis sejam para o RS o que o agronegócio já representa para o Estado”, projeta.

Se depender do governador, o desejo de Munhoz se realizará. “Nosso papel, como Estado, é criar todas as condições para que o RS continue sendo foco de investimentos da GM”, disse Leite, que reiterou a agenda de sua gestão calcada no desenvolvimento econômico e na competitividade. De acordo com o prefeito de Gravataí, Marco Alba, a GM é responsável por 10% do PIB e representa 45% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do município. “É uma Gravataí antes da GM e outra depois que foi implantada aqui”, saudou Alba.

Com a linha de produção do novo Onix, a fábrica de Gravataí deixou de produzir o Prisma e o antigo Onix, que passaram a ser fabricados em São Caetano do Sul (SP). Presente em cinco continentes, a marca mundial contabiliza cerca de 180 mil funcionários. A GM Mercosul é composta por fábricas em São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP), Mogi das Cruzes (SP), Joinville (SC), Gravataí e Rosário (Argentina).

Equipe que trabalha por música

Conforme explicou o diretor do complexo automotivo em Gravataí, Luis Mesa, os anos de 2018 e 2019 serviram para validar os processos de instalação, integração e expansão da tecnologia que está presente na produção dos veículos da GM. Após visita pela fábrica, o governador descerrou a placa que marca a inauguração. Montagem geral, estamparia, funilaria e pintura são alguns dos procedimentos que ganharam o reforço da inovação. “Utilizamos manufatura 4.0 e mais de 700 robôs”, conta Mesa, colombiano que, há três anos, gerencia o complexo na cidade da região metropolitana.

Em visita guiada, o coordenador da qualidade para novos projetos, Eduardo Morel, explicou passo a passo, todas as etapas da produção. “Utilizamos uma ‘ergo chair’, uma cadeira ergonômica que facilita a colocação dos air bags. Também temos grandes monitores em todo o espaço da fábrica que mostram indicadores de como está o andamento das montagens”, explica. A trajetória de Morel na empresa se confunde com a história da GM em Gravataí. “Entrei duas semanas depois da inauguração. Comecei na inspeção e fui crescendo. Me formei engenheiro e já fui à China para analisar protótipos”, lembra Morel.

Um procedimento durante a produção chamou a atenção. De quando em quando, trechos de músicas do pop rock nacional e internacional tocam e se repetem. Morel esclarece: “Cada equipe que monta determinada parte do carro é um time. São muitos. Cada um tem uma liderança. Quando precisam avisar os líderes de qualquer fato, desde um problema até a solicitação para se retirar, acionam um botão que toca a música daquele time”. Não é exagero dizer que os funcionários da GM trabalham por música.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895