Governo do RS distribui mais de 390 mil doses de Pfizer e Coronavac nesta quarta

Governo do RS distribui mais de 390 mil doses de Pfizer e Coronavac nesta quarta

Público alvo devem ser adolescentes de 17 e reforçar proteção de imunossuprimidos e idosos de mais de 70

Rádio Guaíba

Estado recebe mais 400 mil doses de vacina

publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai distribuir mais de 390 mil doses de vacinas contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), nesta quarta-feira. Da Pfizer, serão 296 mil, destinadas a adolescentes de 17 anos, para dose de reforço de idosos maiores de 70 e pessoas imunossuprimidas, e para municípios que ainda não atingiram a faixa etária de 18 anos da população em geral. Já as 94 mil da Coronavac devem ser usadas para a segunda aplicação em quem precisa completar o esquema vacinal.

Adolescentes

Serão distribuídas vacinas suficientes para imunizar cerca de 50% da população de 17 anos do Rio Grande do Sul, ou seja, cerca de 76 mil doses. “Distribuiremos doses de vacinas para uma parte dos adolescentes de 17 anos saudáveis, mas lembramos que o grupo dos idosos e dos imunossuprimidos são os mais vulneráveis para as complicações da doença. Não podemos abrir a vacinação para os adolescentes e não focar em reforçar a imunidade desses dois grupos. É preciso que a vacinação dos adolescentes e dos mais vulneráveis seja simultânea”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.

Idosos

Cerca de 75 mil doses serão distribuídas para reforço da imunização de pessoas com 70 anos ou mais. Para o idoso estar apto a receber a dose de reforço, é preciso que ele tenha completado o esquema vacinal (recebido a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, seis meses.

Imunossuprimidos

Para as pessoas com neoplasias, doenças renais crônicas, transplantados e com outras doenças crônicas que reduzem a imunidade, a quantidade a ser distribuída chega a aproximadamente 50 mil doses. Está apto a receber a dose de reforço quem terminou o esquema vacinal (recebeu a segunda dose ou dose única) há, no mínimo, 28 dias.

Logística

A logística se dá, em parte, por via terrestre, a partir das 11h. As 1ª (Porto Alegre), 5ª (Caxias do Sul) e 18ª (Osório) CRSs e a Secretaria de Saúde do Porto Alegre farão a retirada das cargas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. A 10ª CRS (Alegrete) retira as doses, também na Ceadi, excepcionalmente, às 8h30min.

As demais coordenadorias receberão as cargas por veículos da SES nos seguintes municípios: Lajeado (16ª CRS); Tio Hugo (2ª, 6ª, 11ª e 15ª CRSs); Cruz Alta (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRSs); Pelotas (3ª e 7ª CRSs); e Santa Maria (4ª CRS). A 8ª e a 13ª Coordenadorias receberão as cargas pelo caminhão da Ceadi, também com previsão de saída de Porto Alegre na manhã desta quarta.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895