Governo do RS encomenda estudo para avaliar retirar obrigação de máscaras ao ar livre

Governo do RS encomenda estudo para avaliar retirar obrigação de máscaras ao ar livre

Segundo Piratini, não há prazo para definição da análise

Correio do Povo

Governo trabalha em avaliação para possível fim da obrigatoriedade de máscaras ao ar livre

publicidade

O Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia no RS do governo estadual anunciou nesta quarta-feira que encomendou um estudo aos técnicos da administração e ao Comitê Científico para avaliar a mudança de obrigação para recomendação do uso de máscaras em ambientes ao ar livre durante De acordo com o Executivo, não há prazo ainda para a definição da análise e da possível mudança. 

Em agenda em Nova York, nos Estados Unidos, o governador Eduardo Leite afirmou que com o avanço da vacinação e um menor número de internações, o momento sanitário permitiria esse passo em relação à Covid-19. "Compreendo a preocupação com o uso das máscaras. São um fator adicional de segurança. Entretanto, não podemos ter hipocrisia. As pessoas estão cansadas do uso das máscaras. Conversei com o Ranolfo, e ele fez uma solicitação para que o Comitê Científico reavalie o uso. Tudo indica que estamos vivendo uma consistente redução de casos e internações que devem permitir a redução da exigência. Expectativa é essa", afirmou nessa terça-feira em contato com o jornalista da Rádio Guaíba Guilherme Baumhardt, que acompanha o chefe do Executivo do RS no exterior.  

Na última semana, Leite teve sua intenção de liberar o uso de máscaras para crianças de 6 a 11 anos frustrada em ação judicial. A Justiça suspendeu o decreto estadual que permite a não utilização. 

No âmbito municipal, a prefeitura de Porto Alegre planeja um debate sobre o tema nesta quinta-feira. De forma virtual, estarão reunidos no diálogo representantes de universidades como Ufrgs, PUCRS, Federal de Ciências de Saúde (UFCSPA) e Feevale e dos municípios da Região 10 da saúde.

Veja Também

Uso em outras regiões do Brasil  

Outras regiões do Brasil já fizeram flexibilização do uso de máscaras em ambientes ao ar livre. Em Belo Horizonte (MG), a medida começou a valer desde a última sexta-feira, e no Rio de Janeiro (RJ), decreto tirando a obrigação dos equipamentos em lugares internos e externos foi publicado nessa segunda. Nesta quarta-feira, o governo de São Paulo deve anunciar o fim da obrigatoriedade das máscaras ao ar livre em todo o estado. 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895