Hospital Beneficência Portuguesa inaugura 19 leitos de UTI

Hospital Beneficência Portuguesa inaugura 19 leitos de UTI

Revitalização do espaço foi realizado com apoio da iniciativa privada

Jessica Hübler

Hospital abriu 19 leitos de UTI

publicidade

O Hospital Beneficência Portuguesa inaugurou, hoje, 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A revitalização do espaço foi realizado com apoio da iniciativa privada. O diretor executivo da atual gestora da instituição, Associação Beneficente São Miguel (ABSM), Ricardo Pigatto, explica que a área foi toda estruturada com a parceria da iniciativa privada, sem nenhum recurso público. “Queremos muito ajudar o SUS, porque estamos vendo que o sistema está precisando de auxílio”, afirma Pigatto, destacando que 10 dos 19 leitos de UTI inaugurados ontem serão destinados para atendimento SUS. Os outros nove serão destinados para a saúde suplementar, nas modalidades de convênios e particulares.

Além disso, diz que há uma ala disponível dedicada exclusivamente para pacientes com a Covid-19, com 32 leitos de enfermaria. Ainda não há confirmação sobre a utilização dos leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus mas, de qualquer forma, Pigatto reitera que o Beneficência Portuguesa se colocou à disposição do governo do Estado, podendo receber pacientes com outras complicações. A área está passando por um processo final de higienização e Pigatto acredita que até o meio da próxima semana já estará em operação plena.

“É um desejo nosso, como gestores, poder compartilhar e ajudar nesse momento”, comenta. Para a ABSM, de acordo com Pigatto, é muito importante o fato de estar inaugurando os leitos de UTI em um momento como este, em que a pandemia da Covid-19 está apresentando um crescimento significativo no Rio Grande do Sul. “É uma situação triste que estamos passando, são muitas dificuldades no mundo e especialmente aqui na região Sul, mas entregamos estes leitos com muita felicidade e bastante orgulho após dois anos à frente do Beneficência Portuguesa, pois poderemos colaborar de alguma forma”, destaca.

No local onde está instalada a nova UTI com 19 leitos, há dois de isolamento com ponto de acesso para hemodiálise e sete salas cirúrgicas, das quais três serão entregues na próxima etapa. Segundo Pigatto, “essa é uma das metas a que nos propusemos quando assumimos o hospital. Hoje temos um grupo de colaboradores motivados e empenhados em nosso propósito maior, que é de devolver este hospital à comunidade”. Entre os novos equipamentos disponíveis no espaço, estão as camas elétricas. O ambiente de circulação interna e também a recepção foram revitalizados. Além disso, nos corredores, há detalhes de valorização da arquitetura e das características históricas do Beneficência.

A nova unidade recebe o nome “Moacyr Scliar”, em homenagem ao médico e escritor, que nasceu no Beneficência. “Vamos resgatar a história da Beneficência homenageando célebres gaúchos que nasceram neste hospital a exemplo de Elis Regina, Moacyr Scliar, Jorge Furtado, além de muitos outros gaúchos, que mesmo sem terem seus nomes conhecidos, são parte desta história assinalada no livro de registro dos nascimentos da Beneficência”, reitera.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895