Hospital Conceição confirma segundo caso de variante delta entre contaminados no surto de Covid-19

Hospital Conceição confirma segundo caso de variante delta entre contaminados no surto de Covid-19

Segundo paciente infectado pela cepa indiana era residente de Guaíba e faleceu, após internação em UTI, no dia 8 de agosto

Christian Bueller

Segundo paciente infectado pela cepa indiana era residente de Guaíba e faleceu, após internação em UTI, no dia 8 de agosto

publicidade

O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou, nesta quinta-feira, o segundo caso de variante delta em paciente do surto na instituição, a partir de informação da Vigilância Estadual por meio do resultado do sequenciamento genético completo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Caso divulgado hoje é de paciente que acabou falecendo. 

O primeiro caso, divulgado na quarta-feira, foi de um homem de 65 anos, internado no dia 15 de julho e que teve alta no dia 27 do mês passado. Morador da Capital, recebeu duas doses de vacina, a última em 20 de maio. O paciente tinha comorbidades cardiológica e diabetes. O tempo entre início dos sintomas e alta foram sete dias. Já o segundo caso é um homem 78 anos, residente de Guaíba, que recebeu duas aplicações de vacina – a última dose em 15 de abril deste ano. Ele foi internado no dia 07 de julho, estava na UTI e faleceu no dia 8 de agosto. Tinha obesidade e comorbidades cardiológica e renal.

De acordo com a direção do GHC, até o fim da semana a instituição deve testar mais de 1,1 mil profissionais de saúde. Até o momento, quase 800 exames já foram realizados, a maioria com resultado negativo. O material é analisado pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul.

Por conta do surto de Covid-19, o centro de saúde mantém suspensas as visitas por tempo indeterminado. A emergência segue atendendo somente casos graves, enviados pelo Samu. As cirurgias eletivas também estão suspensas, exceto os procedimentos oncológicos.

Número de mortes em surto sobre para 14

Subiu de 12 para 14 o número de óbitos decorrentes do surto que acometeu o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Segundo a instituição, as vítimas mais recentes são uma mulher, vacinada com duas doses da vacina Coronavac, e um homem, que não estava imunizado contra o coronavírus, apesar de ter comorbidades. Até o momento, são 136 pessoas infectadas, dos quais 86 são pacientes e 50 funcionários.

De acordo com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a mulher, de 82 anos, era natural da China e moradora de Porto Alegre. Ela tinha comorbidades desconhecidas e foi levada ao hospital após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já o homem tinha 64 anos e era morador de Viamão. O boletim epidemiológico do hospital indicou ainda que 28 áreas, que têm trânsito de pacientes e funcionários, foram afetadas pelo surto.

A situação atual apontou que entre os internados, 38 estão em enfermarias, 11 em UTIs, enquanto outros 23 tiveram alta hospitalar. Entre os servidores do Conceição, 36 estão em isolamento domiciliar, dois seguem hospitalizados e outros dois receberam alta. Dez trabalhadores foram autorizados a retornar ao serviço. Ainda, segundo o boletim, 55 (64%) pacientes infectados tomaram a segunda dose da vacina. Entre os funcionários contaminados, 40 (80%) estavam com o esquema vacinal completo.

Porto Alegre tem surtos em outros dois hospitais

Outras duas instituições de saúde da Capital também registraram contaminação em massa de Covid-19. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informa que os últimos exames apontam para a contenção de casos. Os últimos exames com profissionais da área administrativa onde foi identificado o surto tiveram resultados negativos. Ao todo, foram testadas 27 pessoas da equipe do local: até o dia 10 de agosto foram identificados 8 casos positivos e, desde então, todos foram negativos. Todos os trabalhadores com infecção confirmada apresentam quadros leves. Ainda assim, o hospital mantém as medidas já adotadas para evitar a propagação da Covid-19.

No Hospital Vila Nova, um surto ocorreu no final de julho na Unidade 1, já controlado, segundo a instituição. Foram infectados pela Covid-19, 29 pacientes e 18 funcionários. No início de agosto, foi a vez a Unidade 6, onde 13 pacientes e um funcionário do setor se contaminaram. Conforme o hospital, não foram registrados novos casos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895