Hospital Conceição, em Porto Alegre, confirma mais duas mortes devido ao surto de Covid-19

Hospital Conceição, em Porto Alegre, confirma mais duas mortes devido ao surto de Covid-19

Até o momento, subiu para 166 o número de pessoas infectadas

Arthur Ruschel

publicidade

O Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou, na manhã desta sexta-feira, mais duas mortes ligadas ao surto de Covid-19. Com isso, subiu para 22 o número de óbitos na instituição. A casa de saúde aguarda a confirmação da Fiocruz para relacionar os casos à variante Delta do coronavírus. Ao todo, 94 pacientes foram afetados pela doença.

Conforme informações da Instituição, uma das vítimas é um homem, de 61 anos, residente de Porto Alegre. Ele foi internado no dia 9 com infecção no trato urinário e trombose venosa, além de ser portador de um tumor maligno na região da próstata. No dia 20, foi diagnosticado com Covid-19, evoluindo para uma piora no padrão respiratório. O paciente não chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao estágio terminal de câncer, explica o Conceição, e não tinha realizado a vacina.

No outro caso, a vítima é uma mulher, de 77 anos, residente de Gravataí, que recebeu as duas doses da vacina. Ela foi internada no dia 28 de julho e passou por cirurgia. O diagnóstico de Covid-19 foi confirmado no último dia 19, com piora no quadro respiratório no dia 22 – mesma data do óbito. Segundo o Hospital, o dado foi contabilizado apenas agora devido ao rastreamento de resultados realizados pela Instituição.

Com os dados atualizados nesta manhã, subiu para 166 o número de pessoas afetadas pela contaminação – destas, 72 são profissionais do Hospital. No momento, a instituição apresenta 13 áreas afetadas, com cinco ainda com o surto ativo, apesar da afirmação do coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, que reforçou que o cenário está controlado.

"Após as medidas já adotadas desde o início da pandemia, houve uma redução significativa de casos tanto em pacientes quanto em funcionários. Os novos casos entre funcionários se deve à detecção de casos assintomáticos pelo rastreamento ampliado dos funcionários expostos as áreas de surto", explica Ivana Varella, responsável técnica pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital Conceição.

Conforme a médica epidemiologista, a Instituição adotou medidas como a suspensão de novas internações na emergência, com exceção de casos que chegam via Samu, além do rastreamento ampliado de funcionários, que até ontem alcançou 1.415 trabalhadores.

Entre os pacientes, 25 seguem hospitalizados em enfermarias e nove em UTIs. Um total de 60 pacientes recebeu a segunda dose da vacina, o que representa 63,8%.

Dos profissionais afetados, 15 estão em isolamento domiciliar e um segue hospitalizado – nenhum óbito foi confirmado. Na contagem constam 13 auxiliares e técnicos de higienização, 25 auxiliares e técnicos de enfermagem, nove nutricionistas, 11 médicos, cinco estagiários, seis fisioterapeutas e três enfermeiros. Os dados mostram que 61 profissionais já haviam feito a segunda dose, o que corresponde a 84,7%.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895