Hospital Conceição faz primeira troca de silicone pelo SUS

Hospital Conceição faz primeira troca de silicone pelo SUS

Paciente com prótese condenada pela Anvisa passou por cirurgia nesta sexta-feira

Rádio Guaíba

publicidade

O Serviço de Mastologia do Hospital Conceição realizou nesta sexta-feira a primeira cirurgia de troca de próteses mamárias de silicone de uma das marcas condenadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma professora de 39 anos colocou próteses de fabricação francesa Poly Implant Prothese (PIP) há oito anos, mas já estava sentindo dores e desconfortos. Com indicação de substituição, a cirurgia foi marcada no Conceição e, conforme a instituição, realizada com sucesso.

A Anvisa suspendeu a importação e a comercialização e cancelou o registro das próteses mamárias das marcas PIP e Rofil, fabricadas com gel que apresentavam não conformidades para utilização. Em virtude disso, foi observado um aumento da taxa de rupturas desses implantes e notificação de ocorrência de eventos adversos em várias usuárias.

O governo federal, em acordo com as sociedades médicas, determinou que as mulheres com implantes dessas marcas devem fazer a substituição das próteses pelo SUS nos casos em que estiverem rotas ou com suspeita de rotura, com indicação médica.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895