Hospital Conceição instala 16 leitos de UTI para casos de coronavírus em Porto Alegre,

Hospital Conceição instala 16 leitos de UTI para casos de coronavírus em Porto Alegre,

Pacientes com outras doenças foram realocados para a UTI do Cristo Redentor

Cláudio Isaías

Conceição ampliou sua capacidade em 55%

publicidade

O combate à Covid-19 em Porto Alegre conta com mais 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte da cidade. O prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, visitaram nesta sexta-feira as instalações acompanhados da diretoria e de médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A abertura das vagas é para atender exclusivamente casos do novo coronavírus. Pacientes de outras doenças que ocupavam a unidade foram realocados à UTI do Hospital Cristo Redentor, que também faz parte do grupo.

Com esse acréscimo, o Hospital Nossa Senhora da Conceição ampliou sua capacidade de leitos de UTI Covid em 55%, passando de 29 para 45 leitos. O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, disse que os 16 novos leitos entram em funcionamento imediatamente. Oliveira explica que a disponibilização dos leitos foi possível por conta dos esforços das equipes dos hospitais Conceição e Cristo Redentor. "Transferimos pacientes não Covid para a UTI do Cristo Redentor, liberando essa ala do Conceição para destinar a pacientes com coronavírus", explicou. O médico Luiz Gustavo Marin, coordenador da UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, disse que a abertura dos leitos atende ao planejamento inicial da instituição de saúde e contempla um reforço à assistência da pandemia em Porto Alegre.

Além do Conceição, os hospitais de Clínicas e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre anunciaram a criação de mais leitos de UTI para tratamento de infectados pelo vírus.Desde o início da pandemia, em março, a prefeitura de Porto Alegre abriu 152 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) somente para pacientes com o novo coronavírus. Para aumentar a capacidade instalada dos 89 leitos exclusivos para Covid-19 no SUS, desde o domingo passado, a rede conta com o acréscimo de 64 novos leitos para utilização: 20 no Hospital de Clínicas e 16 no GHC, além dos 28 anunciados no Pavilhão Pereira Filho pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, afirmou que o momento é complexo, mas a administração pública trabalha para assegurar equilíbrio à rede hospitalar. "Diante de uma escalada do coronavírus, temos instituições de saúde parceiras que se preparam e nos ajudam a reforçar o atendimento à população. Segundo ele, é importante que a sociedade faça a sua parte e cumpra as orientações de distanciamento social.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895