Hospital Conceição segue acompanhando voluntários testados com vacina contra a Covid-19

Hospital Conceição segue acompanhando voluntários testados com vacina contra a Covid-19

Entre os meses de novembro e dezembro, entre 10 a 20 pessoas foram imunizadas por dia na instituição

Cláudio Isaías

Coordenador do Serviço de Infectologia, Breno Riegel Santos, revelou que 250 voluntários foram recrutados pelo Hospital Conceição

publicidade

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) segue o acompanhamento médico dos 250 voluntários que realizaram a vacina desenvolvida pelo laboratório belga Janssen, divisão de vacinas da Johnson & Johnson. A informação é do coordenador do Serviço de Infectologia do HNSC, Breno Riegel Santos, ao explicar que entre os meses de novembro e dezembro entre 10 a 20 pessoas foram imunizadas por dia na instituição de saúde.

Ele explicou que no começo de dezembro foi encerrado o recrutamento de voluntários para a vacina da Janssen. O processo de testes da vacina foi iniciado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no dia 5 de novembro, na fase 3 (fase controlada com placebo), recrutando voluntários acima de 59 anos sem comorbidades.

"O número total de voluntários recrutados no processo do hospital foi de 250 pessoas. Estamos agora na fase de acompanhamento para ver a eficácia da imunização", ressaltou.

Segundo Santos, 60 mil pessoas voluntárias participaram dos testes em todo o Mundo. No Hospital Conceição, foram mais de quatro mil pessoas inscritas em apenas dois dias e, por isso, as inscrições na instituição de saúde tiveram que ser encerradas.

O estudo foi dividido em quatro etapas: primeiro, voluntários de 18 a 59 anos sem comorbidades; a partir de 60 anos sem comorbidades; na sequência, de 18 a 59 anos com comorbidades; e por último, acima dos 60 anos, com comorbidades. Cada participante recebeu uma dose única do fármaco ou de placebo (o contingente é dividido em dois grupos de igual número de pessoas). Entre cada etapa foi feita um intervalo para avaliação de segurança do produto, verificando eventuais reações adversas, por exemplo.

De acordo com o coordenador do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, a expectativa é de que a vacina venha a cumprir a missão de alcançar imunidade induzida efetiva contra o vírus causador da pandemia da Covid-19.

Seis instituições de saúde no Estado realizaram testes da segurança e eficácia das vacinas contra a Covid-19. Os hospitais Nossa Senhora da Conceição e Clínicas de Porto Alegre: testes com a vacina da farmacêutica belga Janssen, vinculada a Johnson & Johnson.

Os hospitais de Clínicas e Universitário, de Santa Maria, com estudos da vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. E os hospitais São Lucas da Pontifícia Universidade Católica, em Porto Alegre, e Escola da Universidade Federal de Pelotas, pesquisa da empresa chinesa Sinovac.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895