Hospital Santa Rita investe em equipamento para diagnóstico de câncer

Hospital Santa Rita investe em equipamento para diagnóstico de câncer

Aparelho possibilita a identificação e localização com mais precisão de lesões malignas

Correio do Povo

Aparelho possibilita a identificação e localização com mais precisão de lesões malignas

publicidade

Com um investimento de US$ 1,5 milhão, o Hospital Santa Rita, que faz parte do Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, adquiriu um novo equipamento para o diagnóstico de câncer. O PET-CT, é um aparelho que une os setores de Medicina Nuclear e Radiologia e possibilita a identificação e localização com mais precisão de lesões malignas ainda em fase inicial.

O coordenador da Unidade de Imagens Moleculares do Hospital Santa Rita, Osvaldo Estrela Anselmi, informou que o exame tem indicação para praticamente todos os tipos de câncer, seja no diagnóstico ou no estado inicial da doença, ou no controle do tratamento. “Teremos capacidade de realizar cinco exames por turno e o equipamento vai ajudar no diagnóstico da doença e nas condutas terapêuticas a serem adotadas pela equipe médica”, destacou.

Em um primeiro momento, o PET-CT é destinado a pacientes de convênios e particulares. No entanto, a direção da Santa Casa de Porto Alegre discute com o Ministério da Saúde a realização de exames pelos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme Anselmi, o Santa Rita atende a 90% dos casos de câncer do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. São realizadas de 300 a 400 consultas por dia no hospital. O Santa Rita é uma unidade da Santa Casa especializada no tratamento oncológico. A instituição de saúde conta com um corpo clínico de 632 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e outras especialidades.

De acordo com Anselmi, com a incorporação do PET-CT que foi comprado nos Estados Unidos, o hospital passa a dispor de todas as tecnologias avançadas para o diagnóstico e tratamento do câncer. Para a colocação do equipamento no segundo andar do hospital Santa Rita, no setor de Serviço de Imagens Moleculares do hospital foram necessárias a realização de obras para a ampliação e adequação do espaço.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895