HPS atende crianças com lesões causadas por fogos de artifício

HPS atende crianças com lesões causadas por fogos de artifício

Bebê de três meses machucou os olhos com faíscas

Jessica Hübler

HPS atende apenas crianças com lesões causadas por fogos de artifício

publicidade

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre atendeu apenas crianças com lesões leves causadas por fogos de artifício utilizados na virada da véspera para o feriado de Natal. Conforme a instituição, o caso mais grave, foi o de um bebê de três meses que chegou ao local com os pais, apressados, pois ele havia lesionado os olhos com faíscas que soltaram dos fogos.

Foram quatro feridos, no total, um de três meses e os outros com seis, oito e 12 anos. Todos foram medicados e liberados. As demais vítimas, com seis, oito e 12 anos, tiveram ferimentos leves nas mãos.

Como o final de semana da virada do ano se aproxima, o HPS alertou, através de nota, para os perigos do uso de fogos de artifício. “Todos os anos, o HPS registra casos de queimaduras originários da falta de cuidado com o manuseio dos fogos de artifício, representando 70% das ocorrências com fogos. Já lesões com lacerações representam 20% e amputações caracterizam 10% dos casos de acidentes com fogos de artifício”, informa a nota.

Além do alerta para os riscos, o HPS também indica que é preciso atentar às formas de manusear os artefatos pois, a utilização incorreta dos fogos de artifício ou dos rojões, prejudica ainda mais quem está fazendo uso e também quem está no entorno. “O rojão deve ser preso em uma armação, cerca ou muro, de forma que não haja pessoas próximas no momento de acendê-los. O disparo deve ser feito somente ao ar livre e longe de qualquer substância inflamável ou rede elétrica. Menores de 18 anos nunca devem manusear fogos de artifício”, consta.

Em caso de acidentes, o HPS enfatizou que é necessário lavar o local do ferimento somente com água corrente e buscar ajuda, no caso de moradores da Capital, ou no próprio HPS, ou no Hospital Cristo Redentor, localizado na rua Domingos Rubbo, número 20, na zona Norte de Porto Alegre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895