HPS faz festa para doadores de sangue

HPS faz festa para doadores de sangue

HPS promoveu atividade de sensibilização e homenageou o doador de sangue mais assíduo

Correio do Povo

Voluntários foram recebidos com música ao vivo

publicidade

 Como parte do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, e visando melhorar os estoques de sangue, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) realizou nesta quinta-feira uma ação para informar a população. Na cerimônia realizada na Unidade de Coleta e Transfusão do hospital, os doadores foram recebidos com músicas cantadas por Tiago Silva.

• Estoques de sangue estão em estado crítico no RS

A ação contou com a presença de Vera Horn, esposa do doador mais assíduo do HPS, Celses Português Soares, que morreu em maio. A diretora-geral do Pronto Socorro, Elizabeth Collares, entregou flores à esposa e destacou a missão de Soares, professor de Filosofia e Psicologia na Ufrgs, que sempre foi a de ajudar a salvar vidas. Vera Horn ressaltou que o marido doava sangue desde os 19 anos. No Pronto Socorro, ele ia três vezes ao ano e o gesto foi repetido por mais de três décadas.

A diretora administrativa e financeira do HPS, Márcia Brasil, disse que há dez anos participa das campanhas de doação de sangue organizadas pelo hospital e pelo Hemocentro. “Doar sangue ajuda a salvar diversas vidas”, destacou.

A coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão, Valéria da Rosa Pontes, informou que o estoques estão no limite. O ideal, segundo a enfermeira, seria que 20 pessoas doassem por dia. “Hoje, estamos com dez.”

A unidade de 200 m² foi reaberta em junho do ano passado. Valéria explicou que em razão da reforma os 1,6 mil cadastrados migraram para outras instituições. “Conseguimos o contato com 400 e estamos em busca do restante.” As doações são das 8h às 12h, de segunda a sexta.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895