IBGE lança novo concurso para recenseador com mais de 15 mil vagas

IBGE lança novo concurso para recenseador com mais de 15 mil vagas

Pré-requisito para realizar as atividades é ter ensino fundamental completo

Correio do Povo

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a criação de um novo concurso para recenseador, com 15.075 vagas para trabalho no Censo Demográfico 2022. Conforme o edital, divulgado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU), as inscrições começam hoje e vão até a próxima segunda. O pré-requisito para realizar as atividades é ter ensino fundamental completo, e a duração do contrato é de três meses, podendo haver prorrogação. 

No Rio Grande do Sul, são 919 vagas disponíveis. Dentre as cidades com mais oportunidades de trabalho estão Bento Gonçalves (81 vagas), Campo Bom (38), Erechim (34), Estância Velha (28), Sapiranga (28), Marau (26) e Canela (24). 

Para realizar a inscrição, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no Anexo I do edital, e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III. Quem quiser trabalhar como recenseador, também deverá apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.

Dentre as atividades que o recenseador executa estão coletar, presencialmente ou por telefone as informações do Censo Demográfico 2022 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, conforme determinação do agente censitário municipal ou do agente censitário supervisor

A remuneração do profissional será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador. Das 15.075 vagas, 1.022 são reservadas para pessoas com deficiência e 3.157 para candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos. 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Será obrigatório o comparecimento do recenseador ao posto de coleta nos dias e nos horários estipulados pelo agente censitário municipal ou pelo agente censitário supervisor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895