Idosos com 82 anos serão imunizados no sábado em dois drive-thrus

Idosos com 82 anos serão imunizados no sábado em dois drive-thrus

Vacinação foi tranquila nas 21 unidades de saúde autorizadas a aplicar a vacina nesta sexta

Cláudio Isaías

publicidade

Os idosos com 82 anos ou mais poderão ser vacinados em Porto Alegre contra a Covid-19 neste sábado em dois drive-thrus. Os 21 postos de saúde que tradicionalmente realizam a imunização estarão fechados. Os dois drives, um no Big Sertório, avenida Sertóro. 6.600 e outro no Big BarraShoppingSul funcionarão das 8h às 17h. A ampliação do grupo prioritário foi possível em função do recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca.

Na manhã de hoje, a vacinação foi tranquila nas 21 unidades de saúde autorizadas a aplicar a vacina. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, o movimento foi tranquilo. Não houve formação de filas, e os idosos levavam cerca de cinco minutos entre o ingresso na unidade e a aplicação do imunizante. A aposentada Helena Medeiros, 82 anos, foi acompanhada da filha Marcela para receber a primeira dose da vacina.

"Estou feliz por estar sendo vacinada", ressaltou. Já Gilson Ferreira, 82 anos afirmou que espera que todas as pessoas possam receber a vacina o mais rápido possível. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que para receber a vacina é preciso que o idoso tenha um documento de identificação e comprovante de residência, pois somente moradores de Porto Alegre podem ser imunizados contra a Covid-19.

Os dois drives-thrus, nos estacionamentos do Big Sertório e do BarraShoppingSul, tiveram um movimento tranquilo nos dois pontos na manhã de sexta-feira. Por volta das 10h, na zona Norte, uma fila de 40 carros se formou, mas o atendimento foi a rápido. Os primeiros chegaram antes do estacionamento abrir às 8h. O contador Valter Ferreira, 58 anos, levou a mãe Marina Flores, 82 anos, para realizar a imunização. Ela agradeceu o trabalho das equipes da SMS, do Exército e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que participaram da ação da aplicação da vacina.

No Centro de Saúde Modelo, os profissionais da saúde foram surpreendidos após a decisão da  prefeitura de Porto Alegre de suspender a vacinação. Uma fila com mais de 70 pessoas (dentistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos) se formou no posto Modelo por volta das 6h.

A SMS informou que as doses para os profissionais de saúde continuarão reservadas. O motivo alegado pela secretaria é que poderia haver o risco de aglomerações nos postos  Modelo e IAPI que realizariam a aplicação das doses. Como não houve tempo suficiente para comunicar os profissionais, uma longa fila começou a se formar às 6h no posto Modelo, no bairro Santana. O fisioterapeuta Marcelo Oliveira considerou o adiamento da imunização uma falta de respeito com todos os profissionais da saúde. 
 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895