Incêndio atinge Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, em Glorinha

Incêndio atinge Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, em Glorinha

Efetivo do 8º Batalhão de Bombeiros Militar combate o fogo enquanto Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) monitora situação

Correio do Povo

Fumaça provocada pelas chamas podem ser vistas à distância

publicidade

Um novo foco de incêndio atinge a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande, em Glorinha. O efetivo do 8º Batalhão de Bombeiros Militar combate as chamas que ressurgiram na manhã desta quinta-feira após serem extintas na noite de quarta-feira. O comandante do 1º Pelotão do 8ºBBM, tenente Adriano da Silva, calculou que a “língua de fogo” está em uma faixa entre 800 e 900 metros de extensão, cuja fumaça pode ser vista à distância. No dia 4 deste mês, a mesma região havia registrada um incêndio semelhante.

A característica do banhado, com vegetação herbácea formada em sua maioria por um tipo de palha, com uma parte mais subterrânea e outra acima, dificulta a extinção completa do fogo. O tenente Adriano da Silva disse que está sendo solicitado apoio aéreo junto à Polícia Civil e à Brigada Militar para auxiliar no combate ao fogo por terra, cuja vegetação tem cerca de meio metro de altura. Dois tratores requisitados de propriedades rurais próximas também devem ajudar no trabalho. A Patrulha Ambiental da BM foi para a área.

Já o diretor do Departamento da Biodiversidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Diego Melo Pereira, observou que vários episódios de incêndios já foram registrados nas últimas semanas. “É uma situação talvez natural. Estamos investigando caso a caso”, explicou. Ele lembrou que a causa pode estar na estiagem que deixa o solo seco e vegetação de banhado ressacada, acrescida do fato do subsolo ter uma formação de turfa. “O controle tem sido cada vez mais difícil pois as áreas de difícil acesso”, avaliou. Uma equipe da Sema monitora a situação no local.

Diego Melo Pereira afirmou que a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande abriga uma transição entre os biomas de Mata Atlântica e do Pampa, ocupando 136.935 hectares entre os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895