capa

Iniciam obras de macrodrenagem do arroio Areia no bairro Passo d'Areia, em Porto Alegre

Trabalho faz parte de um conjunto de 26 intervenções que prevê a colocação de tubulações, reservatórios e casas de bombas na região

Por
Cláudio Isaías

Trabalho iniciado nesta terça-feira faz parte de 26 intervenções para a colocação de tubulações, reservatórios e casas de bombas na região

publicidade

Com previsão de finalização em dezembro deste ano, duas obras de macrodrenagem do arroio Areia, na rua Anita Garibaldi e na praça Lopes Trovão, no bairro Passo d'Areia, começaram nesta terça. O trabalho faz parte de um conjunto de 26 intervenções que prevê a colocação de tubulações, reservatórios e casas de bombas na região - um investimento de aproximadamente R$ 107,2 milhões da União, nesse valor está incluída a verba para os trabalhos sociais e apoio à fiscalização de obra.

Na Anita Garibaldi, entre as ruas Luiz Cosme e José Bernardo de Medeiros, serão construídas galerias subterrâneas e na praça Lopes Trovão, um reservatório. Durante a solenidade de acompanhamento do início dos trabalhos na rua Anita Garibaldi, o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, disse que a construção das estruturas será importante para resolver os constantes alagamentos na região.

"Em torno de 60 dias, teremos sete obras simultâneas acontecendo na cidade para que possamos o quanto antes fazer a entrega à população", ressaltou.

A obra vai contemplar 14 bairros da zona Norte da cidade e beneficiar cerca de 180 mil pessoas. Quem circula de carro ou utiliza ônibus no bairro Passo d'Areia precisa ficar atento às mudanças em razão das obras de macrodrenagem do arroio Areia. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que a principal mudança ocorreu na rua Anita Garibaldi, que está liberada apenas para o acesso local a partir da avenida Marechal Andréa até a rua José Scutari, onde começa o trecho bloqueado.

Os motoristas que desejarem se dirigir até a região do shopping Iguatemi ou do Country Club deverão acessar a avenida Marechal Andréa, que terá sentido único em direção à avenida Nilo Peçanha. Já no sentido contrário, quem deseja se dirigir para a avenida Carlos Gomes no sentido bairro/Centro, deverá usar as ruas Luís Cosme, que terá sentido único a partir da Anita Garibaldi no sentido Norte, e Atanásio Belmonte para chegar à avenida Plínio Brasil Milano. Se preferir, pode acessar a Anita Garibaldi pela rua Líbero Badaró.

Na região, foram implantadas duas novas sinaleiras: uma no cruzamento da avenida Marechal Andréa com a rua 14 de Julho e outra em uma travessia de pedestres em frente ao colégio Província de São Pedro, também na Marechal. Andréa. As linhas de ônibus 525, B51, B51.1 sofreram mudanças em ambos os sentidos.

Os coletivos que trafegam do bairro para o Centro estão seguindo pelas avenidas João Wallig e Nilo Peçanha, rua Tomaz Gonzaga e retornam à rua Anita Garibaldi. Já os que se circulam do Centro para o bairro pela rua Anita Garibaldi passam a utilizar a avenida Marechal Andrea, onde foi instalado um novo ponto da parada de ônibus, depois a avenida Nilo Peçanha e rua Antônio Carlos Berta.