Instituto PROA proporciona a capacitação para o primeiro emprego dos jovens entre 17 e 22 anos

Instituto PROA proporciona a capacitação para o primeiro emprego dos jovens entre 17 e 22 anos

Primeira turma teve mais de mil aprovados, que terão aulas on-line até julho deste ano

Correio do Povo

Em maio, abrem as inscrições para a próxima turma a partir de agosto

publicidade

A aula inaugural da primeira turma de 2022 do Instituto PROA, que proporciona a capacitação para o primeiro emprego de jovens entre 17 e 22 anos, aconteceu na manhã deste sábado no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A primeira turma teve mais de mil aprovados, todos estudantes ou ex-alunos de escolas públicas. As aulas são on-line e duram três meses, com conclusão em julho. Em maio, abrirão as inscrições para a próxima turma, que iniciará no segundo semestre deste ano, com aulas a partir de agosto.

“A organização não-governamental existe desde 2007 e o objetivo dela é ajudar os jovens a desenvolver seu potencial profissional e pessoal. E ajudar a concretizar sonhos e transformar vidas por meio da inclusão produtiva desses jovens no mercado de trabalho e na geração de renda”, explicou a coordenadora de engajamento do Instituto PROA, Ana Laura Valerio. “Neste tempo tivemos cerca de 9,5 mil alunos em diversos projetos sempre com o objetivo da empregabilidade e conexão desses jovens com o mercado de trabalho”, lembrou.

Ana Laura Valerio observou que em 2021 começou o projeto Plataforma PROA. “Conversamos com 70 empresas para entender o que o empregador precisa, o que o jovem necessita ter para ser inserido no mercado de trabalho, para promover sua empregabilidade e se manter no emprego. A partir das respostas, entendemos que uma boa parte do desemprego acontece muito mais pelo comportamental do que pela habilidade técnica. Então a gente precisa desenvolver as capacidades e competências sociocomportamentais, além das técnicas”, afirmou.

“A gente teve muito apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS) e da Secretaria Estadual de Educação para o projeto evoluir”, agradeceu. A capacitação on-line para o primeiro emprego teve 1.013 jovens aprovados no Rio Grande do Sul.

O destaque de inscrições foi para Porto Alegre, com 315 inscrições. Em segundo lugar, Viamão, com 73. Em terceiro, Alvorada com 64. Depois veio Canoas com 38, Gravataí com 26 e Pelotas com 26, seguido de Novo Hamburgo com 21, Sapucaia do Sul com 18 e São Leopoldo com 16.

Durante três meses, os jovens passarão por uma formação básica gratuita, que inclui aulas de Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Depois dessa etapa, os estudantes podem optar por seis trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Análise de Dados, Varejo, Administração, Logística, Promoção de Marcas e UX Design.

Para a diretora executiva do PROA, Alini Dal’Magro, é “uma honra firmar a parceria com a FGTAS, pois oportunizará mudar a vida de um número ainda maior de jovens gaúchos, por meio do oferecimento de emprego e renda”.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895