Internação por Covid em UTIs de Porto Alegre é a maior do mês

Internação por Covid em UTIs de Porto Alegre é a maior do mês

Secretário de Saúde, Mauro Sparta, minimizou elevação recente e lembrou que Capital recebe muitos pacientes do interior

Tiago Medina e Brenda Fernández

Pressão nas UTIs, no entanto, permanece crítica

publicidade

Ao mesmo tempo em que alcançou antes do previsto a meta de poder vacinar toda a sua população adulta contra a Covid-19, Porto Alegre chega ao fim de agosto com um sinal amarelo: o número de pacientes com coronavírus em leitos de UTI era o maior do mês na tarde desta segunda-feira, 189. A ocupação geral do setor nos 18 hospitais monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não chega um nível crítico, com 74,8%. 

De acordo com os dados da SMS, a queda na ocupação de UTIs, que vinha desde semanas anteriores, durou até a metade de agosto. Depois, voltou a subir e se estabilizar em um patamar maior. No primeiro dia do mês, 185 pessoas com diagnóstico de Covid recebiam terapia intensiva. Esse total chegou a 154 em dois dias, 7 e 15 de agosto. Só que depois, não caiu mais. Elevou-se até 23 de agosto, quando haviam 185 pacientes Covid em UTI, se estabilizou ao longo da última semana, e, nesta segunda, cresceu para 189. 

“Não vejo com preocupação”, avaliou o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta. Ele sinalizou que os números podem não refletir totalmente com o cenário desta segunda-feira, uma vez que a atualização do fim de semana geralmente leva ainda alguns dias para ser regularizada no sistema de monitoramento municipal.

De acordo com Sparta, quase metade dos pacientes atendidos pela rede hospitalar são oriundos de cidades do Interior do Estado: “Cerca de 42% de leitos Covid-19 são fora de Porto Alegre”, pontuou. Já o perfil dos pacientes em UTIs segue sendo o de idosos com comorbidades, ressaltou o secretário.

Apesar do aumento, a situação é melhor do que há dois meses atrás, quando tinha 320 internados com Covid na UTI e mesmo há três meses, quando este número estava próximo dos 400. No pior dia – 25 de março – de acordo com dados da SMS, 870 com Covid-19 estavam nas UTIs da Capital. 

Desde o início da pandemia, ao menos 5.489 residentes de Porto Alegre morreram após a infecção com o coronavírus. 

Mais de 90% dos adultos receberam a primeira dose em Porto Alegre

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, quase 93% da população adulta da Capital já recebeu uma dose da vacina contra a Covid, enquanto 56,5% completou o ciclo vacinal. Desde a semana passada, todos os adultos, além de adolescentes com comorbidades, podem se imunizar contra o coronavírus. 

Ainda sem data confirmada, a vacinação de jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades está prevista para iniciar em setembro. Este grupo é composto por cerca de 108 mil pessoas, conforme o secretário da Saúde, Mauro Sparta. No entanto, 4 mil deles já foram imuzados por estarem integrados em outros grupos prioritários, sobrando 104 mil jovens ainda desprotegidos contra Covid-19. Para esta faixa etária, apenas a vacina da Pfizer já foi liberada pela Anvisa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895