Interpraias segue aos trancos e barrancos

Interpraias segue aos trancos e barrancos

Rodovia de 145 quilômetros tem trechos esburacados no Litoral Norte

Correio do Povo

Buracos e trechos de chão batido na Interpraias

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A situação de alguns trechos da Interpraias pode ser definida atualmente como caótica. A rodovia de 145 quilômetros que passa por 11 municípios e 95 praias foi idealizada para facilitar o acesso ao Litoral Norte, sendo ainda uma via alternativa para desafogar o trânsito na Estrada do Mar. O que se vê, contudo, são trechos esburacados, de chão batido, mas também há pavimentação e sinalização adequadas.

A Interpraias também leva o nome de Paraguassu e de RS 786 ao longo do percurso. Em alguns pontos, ela sofre desvios - como em Pinhal, onde se une à avenida Itália. Em Capão da Canoa, por exemplo, a Paraguassu é uma das principais avenidas da cidade, com sinaleiras e pavimentação adequadas e comércio intenso. Nem de longe se parece com a estrada de chão batido esburacada de Curumim, balneário de Capão. Lá, o acesso praticamente inexiste. Ônibus lutam para ultrapassar as barreiras dos buracos, e os passageiros enfrentam o sacolejar. Entre Arroio do Sal e Torres Sul, é possível ver os limites entre a estrada de asfalto e a de chão batido.

A Avenida do Litoral, solução para o problema, ainda está no papel. Segundo o coordenador de Obras da Metroplan, Francisco Mota, a via depende dos municípios, do Estado e da União.

BR-101

Já as pistas da BR 101, principal via de ligação entre o Rio Grande do Sul e o restante do país, estarão duplicadas até a metade de dezembro. "Inclusive o Túnel de Maquiné. A exceção é para o km 40, após Terra de Areia. Lá, estamos demolindo uma ponte para construir uma nova. Esta obra será entregue em janeiro de 2011", afirma o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vladimir Casa.

Na Estrada do Mar (ERS 389), continuam os trabalhos para construção do Viaduto da Rota do Sol (ERS 486) sobre a BR 101. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), seis das sete alças do viaduto já foram concluídas. Também estão em andamento as fundações e a terraplenagem das cabeceiras, além da montagem das peças de concreto para contenção do aterro.




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