Ipê-Saúde adota serviço de telemedicina sem cobrança de consulta para assegurados

Ipê-Saúde adota serviço de telemedicina sem cobrança de consulta para assegurados

Atendimento por plataforma digital ocorrerá somente durante a pandemia de Covid-19

Correio do Povo

Atendimento por plataforma digital ocorrerá somente durante a pandemia de Covid-19

publicidade

Frente à redução de 55% nas consultas na primeira quinzena de março, o Ipê-Saúde implantou um serviço de teleconsulta por meio de uma plataforma digital aos usuários conveniados. O atendimento passa a valer a partir desta terça-feira, 14 de abril. Em videoconferência, o governador Eduardo Leite disse hoje que o serviço de telemedicina tem a missão de "reaproximar mais de 1 milhão de assegurados a 7,4 mil profissionais de saúde” durante a pandemia. O novo modelo de consulta médica não terá a cobrança de coparticipação aos pacientes conveniados – ou seja, não haverá custos. O serviço é de caráter excepcional e temporário.

Entre as vantagens do novo serviço está o fato de que as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre os pacientes e seus profissionais. A partir do contato, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do instituto, indicando o número de inscrição no CRM do especialista. O médico, por sua vez, receberá, via SMS, com mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, a mesma estará habilitada.

A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, os mesmos deverão adotar sistemas criados especificamente para estes fins, “visando preservar a integridade, segurança e sigilo das informações mediante encriptação entre as partes, registro de prontuário com dados clínicos e a emissão de receitas e atestados de modo eletrônico”.

Hospital regional de Santa Maria

Durante videoconferência realizada nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite afirmou que a abertura do hospital regional de Santa Maria será antecipada e acontecerá na próxima semana. Acompanhado da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o chefe do Estado disse que a disponibilização emergencial de 40 leitos clínicos está ocorrendo "com a ajuda da comunidade e com recursos do Ministério da Saúde". A segunda etapa, ainda sem data prevista, conforme comunicou Arita Bergamnn, deve implantar dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895