Jovem infectado por raiva no DF está em estado grave

Jovem infectado por raiva no DF está em estado grave

De acordo com a Secretaria de Saúde, o adolescente tem entre 15 e 19 anos e foi arranhado por um gato

R7

publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou o primeiro caso de raiva na capital depois de 44 anos. O paciente é um jovem entre 15 e 19 anos. Segundo a pasta, ele está internado em estado grave e foi infectado após ser arranhado por um gato.

Após a confirmação do caso, o governo resolveu antecipar a campanha de vacinação antirrábica.  A partir desta quarta-feira, cães e gatos poderão ser vacinados contra a doença.

Raiva no Distrito Federal

No DF, a raiva havia sido registrada pela última vez em um humano em 1978. Houve um caso em um cão 2000 e, em em 2001, em um gato. No início de junho, o governo confirmou um caso de raiva bovina na região de Brazlândia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa que ataca principalmente mamíferos. Ainda segundo o órgão, em humanos, entre os principais sintomas estão a febre, espasmos musculares involuntários, dor de cabeça, náuseas e convulsões. A transmissão da doença ao homem é feita através da saliva de animais infectados, podendo ser pela mordida, arranhão ou lambedura.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895