Justiça condena Prefeitura de Porto Alegre a compensar danos ambientais da trincheira da Anita

Justiça condena Prefeitura de Porto Alegre a compensar danos ambientais da trincheira da Anita

Município tem prazo de seis meses para elaborar de projeto de mitigação

Samantha Klein

Prefeitura deverá elaborar projeto que mitigue impactos ambientais da obra

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre foi condenada pela Justiça a reparar danos ambientais causados pela trincheira da Anita, construída na Terceira Perimetral, zona Norte de Porto Alegre. A mitigação consiste na elaboração de projeto de intervenção artística, com auxílio de responsáveis técnicos, no espaço da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a avenida Carlos Gomes. A decisão foi emitida na tarde desta segunda-feira.

O projeto deverá ser apresentado no prazo de seis meses, e a obra deverá ser executada em um ano após a aprovação da proposta. A 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre fixou multa de R$ 1,5 mil por dia de atraso no cumprimento de cada obrigação, atualizada pela variação do IPCA-E, a ser revertida ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.

A decisão do juiz Eugênio Couto Terra atende a pedido da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre em ação civil pública ajuizada para que o Município implemente as medidas compensatórias previstas em acordo celebrado em 12012 entre moradores da região, MP e Prefeitura.

Conforme o promotor Alexandre Saltz, o importante é que houve o reconhecimento de que mesmo intervenções necessárias causam prejuízos que devem ser mitigados. “Esperamos que a decisão crie importante precedente no que diz respeito à responsabilidade do poder publico pela não realização de obras nos prazos e condições previstas”.

A Procuradoria-Geral do Município já está ciente da condenação, mas ainda não foi notificada oficialmente. A prefeitura ainda não se manifestou, mas deve emitir uma nota sobre o tema nesta quarta-feira.

Previstas para a Copa de 2014, obras devem ser concluídas no mês que vem

As obras da trincheira da Anita chegaram a 98% de conclusão. Após um maio extremamente chuvoso, a previsão de entrega no final de junho foi revista para julho, mas a Secretaria de Infraestrutura estima que trabalhos possam se estender ao longo de agosto. A Pasta informou que faltam os reparos na pavimentação e meios-fios, além da construção dos passeios no cruzamento com a Alameda Raimundo Corrêa e ajustes finais.

A construção da trincheira foi iniciada em 2013, mas houve sucessivos atrasos e contestações judiciais. A obra de mobilidade estava prevista para a Copa do Mundo do ano seguinte.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895