Licitação para concessão de abrigos de ônibus têm três interessados em Porto Alegre

Licitação para concessão de abrigos de ônibus têm três interessados em Porto Alegre

Comissão decidirá na próxima semana a melhor proposta 


Felipe Samuel

Três grupos apresentaram propostas ao edital de concessão dos abrigos de ônibus

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Três grupos apresentaram propostas ao edital de concessão dos abrigos de ônibus, em sessão na Sala de Licitações, no Centro Histórico, marcada por uma fato inusitado: a entrega de três ofertas diferentes pelo consórcio All Space. Mesmo com a manobra, que pode provocar a desclassificação do grupo da disputa, a comissão julgadora não se manifestou. O consórcio Inova POA apresentou a maior oferta, com 1.507 abrigos, superando o mínimo previsto no edital de 1.144 abrigos em 813 paradas. 

A proposta do grupo totaliza R$ 468 milhões e supera o investimento mínimo previsto na licitação - de R$ 29 milhões - e o custo de manutenção estimado em R$ 339 milhões, que somados totalizam R$ 368 milhões, ao longo de 20 anos de contrato. O consórcio Brasil Outdoor LTDA também apresentou uma proposta abaixo da concorrente. O secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro avalia que a licitação foi bem sucedida. Ele afirma que na próxima semana a comissão de licitação deve decidir qual a melhor proposta. Em seguida, o processo deve passar à fase de habilitação. 

Como o terceiro concorrente não apresentou uma proposta comercial, dificilmente permanecerá no páreo da licitação. Com isso, o consórcio Inova POA desponta como favorito. "A proposta do consórcio Inova POA representa ágio de 30% em relação ao mínimo que tínhamos colocado", destaca. De acordo com Ribeiro, se o processo seguir curso normal, o contrato poderá ser assinado ainda este ano e as primeiras instalações dos abrigos devem começar no início de 2021. O prazo máximo para a instalação de todos os abrigos será de cinco anos após ser firmado contrato. 

O edital contempla dois modelos, o abrigo tipo A possui quatro assentos e três tomadas USB, e o tipo B com três assentos disponíveis. Ambos terão piso tátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial, proteção para vento e chuva, informações sobre circulação e atendimento, além de três faces publicitárias. O modelo também prevê instalação de câmeras de monitoramento que auxiliarão no cercamento eletrônico, além de painéis informando a próxima chegada dos ônibus. 


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