Linha T1 inicia teste de pagamento com cartões de débito e crédito

Linha T1 inicia teste de pagamento com cartões de débito e crédito

Duas lotações do Menino Deus também já aceitam nova modalidade em Porto Alegre

Cláudio Isaías

Linha T1 inicia teste de pagamento com cartões de débito e crédito

publicidade

Dentro de duas semanas, os 19 ônibus da linha T1 da Carris estarão recebendo o pagamento com cartão de crédito ou débito sem contato. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo diretor-técnico da Procempa, Michel Costa, durante a realização de testes na linha T1. A utilização do cartão ocorreu na avenida Ipiranga em frente ao shopping Praia de Belas. O segundo dia de testes no transporte público foi acompanhado pelo vice-prefeito Gustavo Paim e por técnicos da prefeitura.

Segundo Costa, dois ônibus da T1 já estão usando a nova tecnologia assim como duas lotações da linha Menino Deus já aceitam a nova modalidade de pagamento. “O projeto busca ampliar a segurança e facilitar o acesso ao sistema o que vai possibilitar maior praticidade aos passageiros”, comentou.

Costa explicou que a linha T1 foi escolhida em razão da utilização do ônibus pelo público universitário. Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a testar a tecnologia do cartão de débito ou crédito sem contato no transporte público. Conforme Paim, a prefeitura tem o compromisso de qualificar o transporte público da cidade. “Estamos buscando soluções para deixar os nossos ônibus mais atrativos aos usuários. Essa medida, de utilizar o cartão de crédito para pagar a passagem, tem esse objetivo”, destacou.

Ao aproximar o cartão com a tecnologia sem contato, o valor é debitado na fatura ou na conta do usuário. As vantagens desse tipo de cartões são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador.

Os testes com cartões bancários sem contato serão realizados por 30 dias, na T1 e na lotação Menino Deus. Conforme Costa, após esse período, a prefeitura fará uma avaliação da possibilidade de estender o serviço para outras linhas. O desenvolvimento da tecnologia é da empresa Autopass, especializada no setor de inovação de meios de pagamento para mobilidade urbana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895