Litoral Norte tem dia de mar "chocolatão"

Litoral Norte tem dia de mar "chocolatão"

Movimento na praia foi grande durante a manhã, mas poucos entraram na água

Danton Júnior / Correio do Povo

Movimento na praia foi grande durante a manhã, mas poucos entraram na água

publicidade

Um cenário quase perfeito aguardava os veranistas que chegaram, nesta sexta-feira, ao Litoral Norte para passar o feriadão de Carnaval. O sol forte e o vento fraco atraíram muita gente para a areia. Mas o mar, com água escura e gelada, decepcionou alguns visitantes. Em Tramandaí, poucos banhistas chegaram a se molhar.

"Está um 'chocolatão', mas dá para aproveitar. Está um dia bonito", disse o veranista Jadir Boeira, 47 anos, de Gravataí. Mesmo com a reclamação, ele aproveitou para dar um mergulho ao lado do filho Cristian, 11.

Quem curtiu o mar, apesar do aspecto pouco atrativo, foi a pequena Júlia Bergonci, de 1 ano e oito meses. Ela chegou a Tramandaí ontem com o pai, o agricultor Aldêmio Bergonci, 42, de Tenente Portela, e nem deu bola para a cor de chocolate da água.

"O dia está bom, só a água que está muito suja", disse a estudante de Direito Cláudia Dias, 21, que mora em Tramandaí. Sem entrar no mar, ela passou a manhã se bronzeando na areia. Ela tem expectativa de que o tempo permaneça ensolarado nos próximos dias. "Espero que seja forte e com tempo bom", afirmou.

Tempo

Com relação ao tempo, a expectativa de Cláudia deve ser concretizada, segundo a MetSul. A previsão é de que, no feriado, o sol predomine. O Carnaval promete ser ensolarado com elevação da temperatura no Rio Grande do Sul, conforme os meteorologistas.

Contudo, no Leste do Estado, incluindo o litoral, a presença do sol será intercalada com períodos de nebulosidade que podem trazer chuva ou garoa isolada e passageira. O motivo é a circulação de umidade que vem do mar associada a uma massa de ar frio na costa.

No interior, onde o tempo bom predomina no feriadão, o calor pode levar à ocorrência de chuva muito isolada, típica de verão, entre segunda e terça, com pancadas em um maior número de localidades na Quarta-feira de Cinzas. A temperatura sofre forte elevação durante este fim de semana e deve aumentar ainda mais entre a segunda e terça-feira, quando as máximas podem atingir 35ºC ou mais em alguns pontos do Oeste gaúcho.

“Haverá períodos muito aproveitáveis na orla, mas o vento Nordeste, pode soprar com rajadas fortes em alguns momentos e deve incomodar quem estiver na praia”, comenta o meteorologista Eugenio Hackbart. Segundo o diretor-geral da MetSul, as noites nos balneários gaúchos continuarão amenas e os dias agradáveis, já que o vento mais frio, que vem do mar, impede uma maior elevação da temperatura nos balneários.

Santa Catarina

Quem tiver como destino Santa Catarina também não deve encontrar tempo firme durante todo o Carnaval. O sol aparece nas praias catarinenses, mas os períodos de nebulosidade tendem a ser mais duradouros e a possibilidade de chuva isolada e passageira será maior que na costa gaúcha. “A influência da massa de ar frio oceânica manterá a temperatura agradável no litoral catarinense com gradual aquecimento, mas forte calor é bastante improvável”, explica Hackbart.

Uruguai

A costa do Uruguai, outro destino dos gaúchos no Carnaval, terá sol e nuvens, contudo com períodos de nebulosidade. Em Punta Del Este, La Paloma e Punta Del Diablo são esperados dias ventosos pela MetSul com rajadas fortes em alguns momentos. Os dias serão amenos, com máximas entre 26ºC e 28ºC, mas o vento traz sensação de frio à noite, quando as mínimas devem ficar entre 18ºC e 20ºC.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895