Lojas do centro de Porto Alegre registram movimento na véspera do Dia dos Namorados

Lojas do centro de Porto Alegre registram movimento na véspera do Dia dos Namorados

Comércio estima crescimento de 12% nas vendas em relação ao ano passado

Felipe Uhr

Movimento nas lojas agradou os lojistas

publicidade

Nem o frio impediu o forte fluxo de pessoas que passaram pelo Centro de Porto Alegre neste sábado. Muitas delas ainda estavam procurando o presente para o namorado ou namorada, afinal, o dia 12 junho marca a data para os casais celebrarem juntos o amor.

Para o comércio a data mais romântica do ano é importante em busca de uma retomada de crescimento nas vendas após dois anos de queda causada pela pandemia de Covid-19. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS projeta para este ano um volume de vendas até 12% superior a 2021, injetando recursos no comércio estadual que podem chegar a casa dos R$ 350 milhões. 

Segundo a FCDL, os presentes mais procurados pelos casais enamorados devem ser artigos de vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, flores e eletroeletrônicos nesta ordem de preferência. “O Dia dos Namorados tem um bom potencial de vendas para o comércio.

Além de todo o romantismo da data, há o fator de que cada integrante do casal compra, no mínimo, um presente. Assim, mesmo gastando menos por causa da diminuição do poder de consumo que afeta boa parte da população, avaliamos que cada casal gaste em torno de 280 reais, avalia o presidente da FCDL-RS”, Vitor Augusto Koch.

Em uma loja de sapatos, na Rua Vigário José Inácio, no centro de Porto Alegre, o movimento era intenso. “Aumentou muito durante a semana, em relação ao ano passado então… um acréscimo de 30%”, comentou a gerente do estabelecimento, Bruna Gomes. Após o período pandêmico a loja retornou ao ritmo das vendas mas com promoções e aproveitando as datas festivas. “ A gente decora a vitrine e faz promoções, foram dois anos muito difíceis”, comenta.

Neste sábado não faltaram os casais que deixaram para comprar na última hora. “Muitos namorados passaram por aqui, mas muitas mulheres também se presentearam”. Foi o caso do casal canoense Altair Santos e Tainá Benites. Eles escolheram o sábado para fazer compras e passear pela Capital, mas presentes de namorados somente no dia 12. “Hoje ela comprou pra ela, mas amanhã vai ter surpresa” garante ele em tom amoroso.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895