Lote com 63,6 mil doses de Coronavac chega ao RS no sábado

Lote com 63,6 mil doses de Coronavac chega ao RS no sábado

Vacinas chinesas devem ser destinadas todas à aplicação da segunda dose no Estado

Correio do Povo

Demora para liberar insumos atrasou fabricação

publicidade

Um lote com 63,6 mil doses da vacina Coronavac deve chegar ao Rio Grande do Sul no sábado. A previsão é de que o avião pouse em Porto Alegre às 6h05min com as imunizações contra a Covid-19.

A quantidade deverá ser inteiramente destinada à aplicação de segunda dose, que já sofre atraso superior a uma semana para diversas pessoas no Estado. Na Capital, uma pequena quantidade foi disponibilizada e se esgotou ainda na quarta-feira.

Quantidades maiores do imunizante da Astrazeneca chegaram ao RS ao longo da semana. Estes seguirão sendo aplicados como primeira dose e até a próxima semana devem abarcar o grupo de pessoas com comorbidades a partir dos 33 anos.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e dos municípios, que os gestores municipais não guardem vacinas da Coronavac em estoque, e utilizem tudo que possuem para a aplicação da segunda dose em quem recebeu a primeira, há 28 dias ou mais.

Também ressaltou que os municípios não devem, por conta própria, desobedecer a fila de grupos prioritários definida pela Ministério da Saúde, passando outras pessoas à frente. “Todos merecem vacina, ninguém é mais importante que os outros, mas precisamos, juntos, priorizar a vacinação de quem está mais exposto à complicações, internações e óbitos”, defendeu. “Ao proteger uma gestante, estamos protegendo duas vidas”, acrescentou.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895