Mais de 110 mil idosos se vacinaram contra a gripe em Porto Alegre

Mais de 110 mil idosos se vacinaram contra a gripe em Porto Alegre

Em três dias de campanha, cidade já atingiu mais de 50 % da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Jessica Hübler

Uma nova remessa de vacinas contra a gripe deve ser encaminhada, pelo Ministério da Saúde, na próxima semana

publicidade

Segundo registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até as 17h desta sexta-feira, foram aplicadas 62.851 doses em pessoas com mais de 60 anos em unidades de saúde, atendimento domiciliar em pacientes acamados e nos drive thrus. Nas farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 47.400 doses, totalizando 110.251 vacinas administradas em idosos de quarta a sexta-feira, 27. Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 21.914 doses, totalizando 132.165 doses no público-alvo desta fase da campanha feitas na primeira semana.

As doses terminaram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos de drive thru de Porto Alegre. Até o início da noite desta sexta-feira, somente 15 farmácias (todas da rede Agafarma) ainda possuíam vacinas, mas poucas doses, conforme a SMS. Para evitar deslocamentos desnecessários, a pasta indica que a população consulte, neste link, os locais que ainda possuem doses. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com os estabelecimentos através dos telefones disponibilizados na planilha. Uma nova remessa de vacinas contra a gripe deve ser encaminhada, pelo Ministério da Saúde, na próxima semana.

O contingente estimado dos dois grupos pelo Ministério da Saúde é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta é vacinar 90%, ou 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde). Conforme a SMS, é importante lembrar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, que ainda não estão circulando. Assim, as pessoas não precisam correr aos locais de vacinação para se vacinar, o melhor é evitar aglomeração neste momento, pois a campanha vai até 22 de maio.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895