Mais de 200 famílias da Vila Nazaré serão transferidas até o Natal

Mais de 200 famílias da Vila Nazaré serão transferidas até o Natal

Remoção dará lugar para ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho

Cláudio Isaías

Remoção deve ocorrer até o Natal

publicidade

A segunda etapa da mudança das famílias da Vila Nazaré para o loteamento Senhor do Bom Fim começou nesta sexta-feira. Segundo o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), serão realizadas dez transferências por dia. Os moradores vão ocupar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. 

As residências, que são adaptadas às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, possuem ainda um pátio externo nos fundos e sistema de geração de energia solar. O empreendimento fica localizado na rua Nossa Senhora do Caravaggio, no bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. 

O cronograma prevê que 236 famílias da Vila Nazaré serão transferidas para as últimas unidades do loteamento Senhor do Bom Fim. “Estamos muito satisfeitos em concretizar o planejamento para que estas famílias passem o Natal e o Ano Novo em residências próprias e de forma mais digna”, explicou o superintendente de Ação Social e Cooperativismo do Demhab, Emerson Corrêa. Na primeira etapa, finalizada em agosto, 128 famílias foram transferidas para o Loteamento Senhor do Bom Fim.

Nesta manhã, a dona de casa Nazária Perez da Silva, 64 anos, acompanhada dos três filhos: Marco Antônio, Cristiano e Juliette, afirmou que estava muito feliz por deixar a vila Nazaré depois de morar no local por cinco décadas. "Deus me ajudou e finalmente chegou o dia de ir para a casa nova. Foi um grande presente de Natal", ressaltou. 

O filho Marco Antônio disse que a família pretende realizar um churrasco na nova residência. "Vamos comemorar no final de semana essa conquista da mãe", acrescentou. Nazária Perez explicou que a vida da sua família vai melhorar em tudo, principalmente, na questão da mobilidade porque eles poderão pegar ônibus e andar pelo condomínio. Ela agradeceu a equipe do Demhab pelo apoio e carinho. 

Segundo Corrêa, a prefeitura de Porto Alegre cedeu o terreno e firmou um convênio com a Caixa Econômica Federal para a construção das moradias por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com um total de 364 unidades, entre casas e apartamentos. 

Ampliação da pista

As famílias da Vila Nazaré estão sendo transferidas para a realização das obras de ampliação do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho. A prefeitura ofereceu dois empreendimentos: o Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, e os Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. 

Os dois empreendimentos terão unidades comerciais para os moradores que já possuíam estabelecimentos na Vila Nazaré. No condomínio Irmãos Maristas serão colocadas 936 famílias, completando as 1,3 mil que precisam deixar a área próxima do aeroporto. A remoção das famílias da Vila Nazaré vai permitir a ampliação da pista dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros. 

A construção possibilitará a operação de aeronaves de maior porte, e deverá ocorrer até dezembro de 2021, segundo a previsão da Fraport Brasil, empresa responsável pela administração do Porto Alegre Airport - Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Em novembro, foi entregue a primeira etapa de obras. O terminal ganhou mais espaços de check-in, salas de embarque e desembarque doméstico, além um novo edifício garagem.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895