Mais de 3,7 mil pessoas recebem a segunda dose da Coronavac em mutirão em Porto Alegre

Mais de 3,7 mil pessoas recebem a segunda dose da Coronavac em mutirão em Porto Alegre

Nos três drive-thrus, foram mais 2.010 doses aplicadas

Correio do Povo

publicidade

Um mutirão de vacinação contra a Covid-19 foi realizado neste sábado em Porto Alegre, priorizando a conclusão do esquema vacina com a aplicação da Coronavac. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, 3.750 pessoas receberam a segunda dose do imunizante. Nas quatro unidades de saúde que abriram até as 15h, foram aplicadas 1.740 doses. Nos três drive-thrus, foram mais 2.010 doses.

O enfermeiro e responsável pela imunização da D2 da Unidade de Saúde Jardim Leopoldina,  Gustavo Scaravonanatti, afirmou que mil doses foram destinadas para o estabelecimento. Scaravonatti contou que foram distribuídas senhas para organizar o atendimento. Até às 10h30min, 200 doses foram aplicadas. “Recebemos reforços de outras unidades de saúde e 25 profissionais trabalharam no sábado”, explica.

A educadora física Sosi Santana, de 40 anos, recebeu a primeira dose em 19 de abril. No dia em que fechou dois meses de atraso, concluiu a imunização. “Estou aliviada porque a gente vê toda a conscientização na mídia, mas não tem vacina para todos”, comentou.

A atendente de farmácia de, Ana Carolina Lima, de 22 anos, que realizou a primeira dose no dia 20 de abril, relata que foi até a unidade de saúde IAPI para tentar a segunda dose, mas não teve êxito. “Graças a Deus eu consegui, é uma preocupação a menos”, destacou.

Drive-Thru

Filas de carros se formaram no drive-thru do Big Sertório. A enfermeira e responsável pela ação, Marilene Lopes Vieira, disse que o movimento no começo da manhã era regular, que já houve dias bem mais intensos. “Nossa  expectativa é vacinar duas mil pessoas”, ressaltou. Além dos servidores municipais, acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrantes da Farmácia São João e militares do Exército Brasileiro (EB).

O motorista Eliseu Sousa de Britto, de 48 anos, e mais quatro colegas de trabalho receberam a D2. “Estou muito satisfeito”, enfatizou, dizendo que fez a primeira dose em abril. A assistente administrativa Maria Fernanda Gonçalves Vargas, de 19 anos, que também fez a primeira dose em abril, lembra que contraiu Covid-19 em agosto de 2020 e, por isso, a segunda dose tem um sentimento especial. “Gratidão”, definiu.

O técnico de enfermagem Jonas Amaral, de 23 anos, que recebeu a primeira dose em 1º de abril, estava feliz com a finalização do processo. “Tinha procurando em outros postos e não tinha conseguido”, disse.

O mutirão foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com coordenação da Atenção Primária à Saúde, e apoio da Equipe G, farmácias Panvel, Droga Raia e São João, Exército Brasileiro e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Os locais de vacinação também contaram neste sábado com a atuação voluntária de servidores de diversas secretarias, gabinetes e de outros órgãos da prefeitura.

A iniciativa para a aplicação da segunda dose seguirá neste domingo para as pessoas que receberam a primeira aplicação há mais de 28 dias. A unidade móvel da SMS que estará na Escola Educação Infantil Portal Encantado (rua Jaime Lino dos Santos, 604, Quinta do Portal, na Lomba do Pinheiro), das 9h às 13h. É necessário levar documento de identidade com CPF e carteira com registro da primeira dose no local de vacinação. Não haverá aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca. Será oferecida somente a primeira dose da Pfizer.

Domingo 

O quê: Dose 1 Pfizer
Público: Gestantes e puérperas, pessoas com 51 anos ou mais, sem comorbidades; trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos. 

O quê: Dose 2 de Astrazeneca/Oxford
Público: Pessoas que receberam a primeira dose de Astrazeneca/Oxford há mais de 12 semanas.

O quê: Dose 2 Coronavac
Público: Pessoas com D1 há mais de 28 dias.

Onde: Unidade móvel da SMS na Escola Educação Infantil Portal Encantado
Endereço: Rua Jaime Lino dos Santos 604. Quinta do Portal, Lomba do Pinheiro
Horário: 9h às 13h


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895