Mais de 70 mil perdem o título de eleitor no Rio Grande do Sul

Mais de 70 mil perdem o título de eleitor no Rio Grande do Sul

Apenas 5% dos eleitores que corriam risco de ter documento cancelado regularizaram dentro do prazo

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

publicidade

Mais de 70 mil eleitores gaúchos tiveram o título de eleitor cancelado por não terem votado nos três últimos pleitos, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta segunda-feira. Dos 74.248 eleitores que corriam risco de perder o documento, apenas 5% se regularizaram dentro do prazo.

Em Porto Alegre, dos 14.227 eleitores que tinham pendências na Justiça Eleitoral, 13.569 não regularizaram a situação. Em 2013, 45 mil gaúchos perderam o título. O prazo final para justificar as três últimas ausências terminou em 4 de maio.

Eleitores que tiveram o título cancelado devem a Justiça Eleitoral para fazer uma nova inscrição e pagar a multa pela infração. O valor mínimo é de R$ 10,50.

O cidadão sem título de eleitor fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, além de receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Dificuldades para ser nomeado em concurso público ou renovar matrícula em universidades públicas também podem ocorrer para quem não dispõe do título de eleitor.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895