Mais de 90 salas de vacina estão abertas em Porto Alegre

Mais de 90 salas de vacina estão abertas em Porto Alegre

Crianças devem ser imunizadas contra a poliomielite e o sarampo neste sábado

Franceli Stefani

Crianças devem ser imunizadas contra a poliomielite e o sarampo neste sábado

publicidade

Noventa e três salas de vacina estão abertas neste sábado em Porto Alegre no dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. De acordo com a técnica do Núcleo de Imunicação, Bianca Ledur, é fundamental pais e responsáveis levar os pequenos para tomar as doses. “Devem ser vacinadas as crianças de um a quatro anos. É fundamental que seja levado, no momento da aplicação, a caderneta onde ficam registradas todas as que já foram aplicadas, para haver um controle”, destaca. O balanço completo de quantas pessoas foram até as unidades de saúde da capital deverá ser divulgado na segunda-feira, pela equipe da Secretaria de Saúde.

Durante todo o sábado estiveram disponíveis duas vacinas da campanha – contra poliomielite e a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ferramenta do Ministério da Saúde utilizada para o registro das doses, até o início da tarde desta sexta, 17, a cobertura é de 16,5% para poliomielite e 15,1% para sarampo (extensivo a rubéola e caxumba).

O número de doses, de acordo com registros no SIPNI, é de 10.017 para pólio e 9.844 da tríplice viral. A campanha começou em todo o país em 6 de agosto e tem prosseguimento até o dia 31. A intenção do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças na faixa etária indicada. Em Porto Alegre, são 65.181 crianças de acordo com a estimativa do órgão federal. Os 95% de meta, na Capital, correspondem a 62 mil crianças. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895