Mais duas comportas do Guaíba serão reabertas nesta quarta

Mais duas comportas do Guaíba serão reabertas nesta quarta

Porto de Porto Alegre voltará a funcionar a partir das 8h30min

Rádio Guaíba

Mais duas comportas do Guaíba serão reabertas nesta quarta

publicidade

O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre reabre, a partir das 8h30min desta quarta-feira, mais duas comportas do sistema de contenção de cheias do Guaíba. O diretor-geral, Tarso Boelter, confirmou a reabertura dos portões junto às avenidas São Pedro e Cairu, na zona Norte, permitindo a retomada do funcionamento normal do Porto da Capital.

Desde o fim de semana, já haviam sido abertas a comporta central do Muro da Mauá, em frente à avenida Sepúlveda, e a que fica junto ao shopping DC Navegantes. As outras dez, conforme Boelter, se mantêm fechadas de forma permanente durante o ano.

Depois de chegar a 2,94 metros em 17 de outubro – nível recorde desde a cheia de 1941, quando chegou a 4,76 metros -, o Guaíba já baixou para 2,17 metros. Ainda assim, permanece acima da cota de alerta, que é de 2,10 metros. Em função das enchentes, a Prefeitura contabilizou perdas de quase R$ 60 milhões e o prefeito José Fortunati decretou situação de emergência.

Centenas de famílias das ilhas seguem fora de casa, a maioria deles no Ginásio Tesourinha. Se o tempo ajudar, eles poderão retornar até quinta, estima a Defesa Civil Municipal.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895