Marcha complica trânsito na área central de Porto Alegre

Marcha complica trânsito na área central de Porto Alegre

Moradores do bairro Rubem Berta protestam contra reintegração de posse

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Moradores do bairro Rubem Berta protestam contra reintegração

publicidade

Depois de protesto que bloqueou esquina das avenidas Ipiranga com Érico Veríssimo por cerca de 30 minutos em Porto Alegre nesta quinta-feira, os manifestantes contrários à reintegração de posse no bairro Rubem Berta, saíram em caminhada pelas ruas da Capital em direção à Prefeitura de Porto Alegre.

A marcha chegou à avenida Borges de Medeiros por volta das 8h20min e às 9h ao Largo Glênio Peres, causando transtornos ao transporte público, já que ônibus e lotações não podem desviar a rota, e também aos motoristas desavisados. As filas de trânsito lento se estenderam em direção à avenida Salgado Filho e a avenida Perimetral foi uma alternativa de desvio para desafogar o trânsito.

Reintegração de Posse

O protesto é contra a reintegração de terrono no bairro Rubem Berta, na zona Norte. A intenção das manifestações é evitar a retomada do local, marcada para semana que vem.

De acordo com a representante da Cooperativa Marcos Klassmann, Elisete Vargas, os manifestantes pedem o direito de resposta a um jornal da Capital, que, segundo Elisete, teria denegrido a imagem da comunidade. "Eles denegriram a minha imagem afirmando que sou traficante, homicida e que eu estaria extorquindo os moradores. Se eu estivesse relacionada com isso, eu não estaria sendo apoiada por todos. São 450 famílias envolvidas e não temos para onde ir", afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.

Elisete afirmou que a prefeitura ainda não indicou um local alternativo para o deslocamento dos moradores. "É bom deixar claro que nós temos as nossas casas construídas e não são barracos. Não posso dizer que vivemos dignamente porque não temos esgoto, mas conseguimos construir com o nosso esforço", acrescentou. "Muitos fizeram financiamentos para sair do aluguel", explicou.

O terreno no bairro Rubem Berta pertenceria a um grupo de advogados e somente agora foi reivindicado. A ação de reintegração deve ocorrer na próxima semana com o auxílio da Brigada Militar (BM).

*Com informações da repórter Bibiana Borba

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895