Massa de ar polar provoca manhã congelante em Porto Alegre

Massa de ar polar provoca manhã congelante em Porto Alegre

Quem precisou sair de casa para trabalhar ou para realizar outra atividade estava bem protegido contra o frio

Cláudio Isaías

publicidade

A manhã de quarta-feira dos gaúchos foi extremamente fria e congelante. Em Porto Alegre, a população enfrentou uma temperatura de 6°C por volta das 8h. Quem precisou sair de casa para trabalhar ou para realizar outra atividade estava bem protegido contra o frio.

O começo da manhã foi marcado pela presença do vento o que contribuiu a sensação de queda na temperatura. A rua dos Andradas, um dos locais mais movimentados da cidade, as pessoas fizeram de tudo para se proteger das baixas temperaturas. Valeu usar casaco, japona, manta, luva, touca e máscara para se proteger da Covid-19.

Na rua Sete de Setembro, no Centro Histórico, o comerciário Matheus Pereira disse que teve que apelar para o uso de um "cuecão" e estava com quatro meias. "O frio chegou com força total. O negócio é se agasalhar", comentou.

Na Orla do Guaíba, quem praticou atividades físicas (caminhada e corrida) ou andou de bicicleta também estava bem agasalhado - o "kit frio" de quem se exercitou incluiu jaqueta, touca, máscara e luvas. No Parque Marinha do Brasil, a turma do esporte também estava bem agasalhada.

O dia vai ser congelante em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A queda na temperatura acontece em função de uma poderosa massa de ar polar que começa a atuar no país. Segundo a MetSul Meteorologia, o dia gelado deve ter sensação térmica negativa na maioria das cidades. As temperaturas mínimas podem chegar a -15°C nos Aparados da Serra.

O sol apareceu na Capital, mas não ajudou a esquentar devido à presença do vento. Diversas regiões do Estado tiveram a ocorrência de geada. Em Porto Alegre, a temperatura mínima chegou 4°C, e a máxima não ultrapassou os 10°C.

De acordo com a MetSul Meteorologia, os picos de frio ocorrem novamente até sexta-feira em todo o Rio Grande do Sul. Existe a possibilidade da ocorrência de geada em quase todas as regiões do Estado. As temperaturas mínimas ficarão abaixo de zero em diversas cidades gaúchas.

A quinta-feira começará com muitas nuvens em parte do Rio Grande do Sul e ainda pode nevar na madrugada no Nordeste gaúcho e Planalto Sul Catarinense, mas rapidamente começa a cessar as condições para neve no final da madrugada e começo da manhã.

O sol predomina ao longo da quinta-feira com a diminuição da nebulosidade e faz muito frio com o céu passando a claro em muitas localidades. Um grande número de cidades terá geada e que será mais forte em áreas principalmente mais a Oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná.

A sexta-feira é o segundo dia em importância da onda de frio pelas mínimas que tendem a ser as mais baixas deste evento na maioria das localidades. Grande parte das cidades do Sul do Brasil e também do Sudeste terá as suas mínimas do ano. Marcas abaixo de zero serão generalizadas no Sul do Brasil e a tendência é de marcas negativas também em pontos do Sudeste.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895