Melo oficializa concessão da revitalização do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba

Melo oficializa concessão da revitalização do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba

Empreendimento de R$ 280 milhões vai garantir o remodelamento dos espaços pelos próximos 35 anos 


Sidney de Jesus

Melo oficializa concessão da revitalização do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba

publicidade

Em cerimônia transmitida de forma on line do Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo assinou, na manhã desta quinta-feira, com a concessionária GAM 3 Parks, o contrato de concessão das obras do Parque Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba. 

O empreendimento, no valor de R$ 280 milhões, vai garantir a revitalização do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, e a manutenção dos dois espaços pelos próximos 35 anos. A prefeitura deverá receber 1,5% do faturamento obtido pela concessionária com a exploração dos parques. 

Segundo a Prefeitura, a gestão dos dois parques será validada a partir da publicação do extrato do contrato no Diário Oficial de Porto Alegre e terá 60 dias para a apresentação de um plano operacional. 

“É com muito orgulho que firmamos essa parceria. As concessões são importantes ferramentas para a implantação de políticas públicas. Essa assinatura fortalecerá a economia e vai trazer um potencial turístico importante para Porto Alegre”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, lembrando que as obras farão alterações urbanísticas muito importantes na Capital. “Somos um governo de continuidade e reconhecemos o que já foi feito. Estas obras não são do Fortunatti, do Marchezan e do Melo, elas são da cidade”, ressaltou. 

Para o diretor-presidente do consórcio GAM3 Park - formado pelas empresas 3M Produções e Eventos mais Grupo Austral -  Vinicius Garcia, a transformação do Parque Harmonias e do Trecho 1 da Orla do Guaíba farão dos espaços uma referência turística de Porto Alegre. “É um momento de comemoração e agradecimento às equipes que nos fizeram chegar até aqui. O trabalho está apenas no começo. Queremos entregar 1,6 m² em obras e fomentar o turismo interno e externo da Capital, além de promover nos locais a cultura e etnias gaúchas, destinos turísticos, mega eventos, inclusão social, entre outros benefícios e obras”, destacou Vinícius Garcia.  

No contrato, o consórcio ficará responsável pela conservação do trecho já revitalizado da Orla Moacyr Scliar. Inclui os gastos operacionais, de conserto de equipamentos e manutenção em geral. No local a concessionária pretende fazer operações gastronômicas, musicais e eventos náuticos. 

Já o Parque Harmonia, que tem cerca de 250 mil m2, será revitalizado e seguirá abrigando o Acampamento Farroupilha, além do Rodeio de Porto Alegre. Estão previstas a reforma da Casa do Gaúcho, a construção de um novo  galpão crioulo, espaço para eventos, estacionamento, churrasqueiras, heliponto, entre outras obras. No espaço não haverá cobrança de ingressos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895