Melo se reúne com diretoria do BNDES para tratar projeto de revitalização do Cais Mauá

Melo se reúne com diretoria do BNDES para tratar projeto de revitalização do Cais Mauá

Prefeito de Porto Alegre defende que local seja transformado para valorizar o Guaíba e as pessoas usufruírem

Correio do Povo

Prefeito Sebastião Melo destacou que o governo do Estado e a prefeitura estão juntos para enfrentar este tema

publicidade

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, se reuniu, nesta sexta-feira, com a a diretoria do BNDES e o Consórcio Revitaliza, responsáveis pelos estudos de revitalização do Cais Mauá. O tema do encontro foi o desenvolvimento do projeto, que, segundo a prefeitura, terá início imediato e busca valorizar o entorno do Guaíba, transformando, através de parceria público-privada, o Cais em um local que as pessoas possam usufruir.

Na avaliação de Melo, o governo do Estado e a prefeitura estão juntos para enfrentar este tema, que tem mais de 20 anos de discussão. “Precisamos integrar a proteção do muro, a revitalização do Centro e a linha do metrô, por exemplo. Não estamos começando da estaca zero”, disse. 

De acordo com o chefe de departamento do BNDES, Osmar Lima, o projeto é emblemático. “Representa um ativo relevante para a cidade. Faremos um estudo de tudo que possa ser feito para devolver o Guaíba para Porto Alegre”, afirma. O grupo apresentou como referência Puerto Madero, em Buenos Aires, assim como portos na Polônia, Inglaterra e Irlanda.

São seis etapas, que vão desde a legitimidade do projeto até a mitigação de riscos. Assim que finalizado, o estudo será apresentado para investidores. Então ocorre a etapa licitatória para execução.

O vice-prefeito Ricardo Gomes reforça a importância do Cais Mauá. “A orla, que estava esquecida, está virando uma composição de trechos desenvolvidos. Não tenho dúvidas de que o Cais, aliado à gastronomia e ao cenário, irá oportunizar a revitalização do bairro."

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895