Mesmo com chuva, frequentadores acessam Orla do Guaíba apesar de fechamento

Mesmo com chuva, frequentadores acessam Orla do Guaíba apesar de fechamento

Decreto proíbe o acesso a parques e praças da cidade nos finais de semana e feriados em Porto Alegre

Cláudio Isaías

publicidade

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas esteve na Orla do Guaíba na manhã de sábado, apesar do decreto 20.720 da prefeitura de Porto Alegre que proíbe o acesso a parques e praças da cidade nos finais de semana e feriados. Na manhã de sábado, nem a chuva impediu que alguns frequentadores realizassem caminhadas ou andassem de bicicleta pela área de lazer.

Uma mulher que pretendia chegar até as proximidades da Usina do Gasômetro foi impedida porque uma viatura da Guarda Municipal estava estacionada no local. Algumas pessoas ao perceberem a presença dos agentes, dos cavaletes e das fitas de isolamento decidiram ficar no entorno da Orla do Guaíba. Elas preferiram não passar para os locais que estavam interditados. Alguns frequentadores que caminhavam na região estavam sem máscara. 

O Parque Germânia, na zona Norte da Capital, estava fechado na manhã de sábado. Em função da instabilidade, alguns moradores da região realizavam caminhadas no entorno da área de lazer. Teve gente que fez o tradicional passeio com os cachorros. O decreto com as novas flexibilizações em Porto Alegre foi publicado no dia 4 de setembro. Ele permite o acesso a parques e praças de segunda a sexta-feira. Os parques Moacyr Scliar (trecho 1 da Orla do Guaíba), Chico Mendes, Germânia, Gabriel Knijnik e Harmonia podem receber público de segunda a sexta-feira. No entanto, as áreas ade lazer permanecem fechadas aos sábados, domingos e feriados. Fica permitido de segunda a sexta-feira o comércio em geral, inclusive de alimentos e bebidas, nestes locais.

Os agentes da Guarda Municipal atenderam denúncias de aglomerações durante a noite de sexta-feira. Os pontos de Porto Alegre vistoriados e com aglomerações dispersadas foram as ruas Fernando Machado, Lima e Silva com República e República com a rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa. Na rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, mais de 200 pessoas estavam ao longo da via.

Dois estabelecimentos comerciais foram autuados por desacordo com os decretos municipais gerando aglomerações e filas externas, um localizado no bairro Cidade Baixa e o outro na rua Padre Chagas. Durante o patrulhamento à noite pelas escolas e parques da Capital, os agentes da Guarda Municipal prenderam um homem roubando fios de energia elétrica da escola Aramy Silva, localizada no bairro Camaquã. Ele foi autuado em flagrante por furto e encaminhado à Cadeia Pública de Porto Alegre.


 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895