Mesmo sem procissão, fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes

Mesmo sem procissão, fiéis prestam homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes

Missa campal foi substituída por um transmissão pelas redes sociais

Cláudio Isaías

publicidade

Mesmo sem a realização da procissão terrestre e fluvial, os fiéis prestaram hoje suas homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes. A festa foi realizada de forma diferente este ano em razão da pandemia do coronavírus. A tradicional missa campal realizada no largo do Santuário de Navegantes, na zona Norte de Porto Alegre, foi substituída por um transmissão pelo Facebook.

A solenidade foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. A celebração não foi aberta ao público e contou com a participação do prefeito Sebastião Melo e da primeira-dama Valéria Leopoldino. No Santuário de Navegantes, poucos convidados acompanharam a celebração. Os participantes respeitaram os protocolos de segurança como o uso de máscara, assim como o distanciamento social e uso do álcool em gel. No lado de fora, a dona de casa Rosa Espinosa, moradora do bairro Santana, lamentou o fato de não poder ter participado da missa. "É uma pena, mas mesmo assim vim até aqui para ver Nossa Senhora dos Navegantes  passar", ressaltou.  

Logo após a missa, foi realizada uma carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em um caminhão que partiu do Santuário de Navegantes em direção a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no Centro Histórico, e depois ao santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, ao santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipanema, ao santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, no bairro Cascata e o encerramento no santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Rubem Berta.

Já a procissão fluvial foi substituída pela ida de um grupo de fiéis até as proximidades do vão móvel da Ponte do Guaíba onde eles colocaram flores e barcos nas cores azul e branco nas águas do Guaíba. Algumas pessoas acompanharam a saída de Nossa Senhora de Navegantes de moto e bicicleta e alguns foram a pé até as proximidades da avenida Presidente Franklin Rooselvet. No começo da manhã de ontem, por volta das 8h, alguns fiéis realizaram o tradicional trajeto de Nossa Senhora dos Navegantes, a partir da igreja do Rosário, na rua Vigário José Inácio, no Centro Histórico, até o Santuário de Navegantes, na zona Norte. As pessoas seguiram pelo acostamento da avenida Castelo Branco que estava aberta para a circulação de veículos. 

O prefeito Sebastião Melo, ao lado da primeira-dama Valéria Leopoldino, afirmou que a "fé mobiliza e transforma as pessoas. Juntas, elas melhoram a cidade”. Diferentemente das edições passadas, a imagem da santa não partiu da igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro, e sim do santuário Navegantes, na zona Norte. Durante a carreata, por medida de segurança sanitária, os fiéis não puderam sair dos veículos no meio do percurso.

O trajeto foi acompanhado e monitorado pelos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).  No largo do Santuário de Navegantes, a Brigada Militar e a Guarda Municipal montaram um cordão de isolamento que impediu o acesso do público a igreja. A medida foi tomada para evitar aglomerações e respeitar as normas do Sistema de Distanciamento Controlado do governo do Estado e os protocolos sanitários.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895