Mexatchê mobiliza centenas de ciclistas na orla

Mexatchê mobiliza centenas de ciclistas na orla

Evento recreativo da prefeitura incentiva população a praticar esportes

Correio do Povo

Mextchê realizou evento focado às atividades com rodas neste domingo

publicidade

A terceira Semana Esportiva do Programa Mexatchê-Movimenta Porto Alegre, realizada pela Prefeitura Municipal com apoio de parceiras, teve início na manhã ensolarada deste domingo junto ao Parque Moacyr Scliar, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. O evento, desta vez voltado às atividades com rodas, ocorreu na avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo da rótula com a avenida Loureiro da Silva. A abertura oficial contou com um passeio pela área. Bicicletas normais e elétricas, patinetes, patins e skates, entre outros, dominaram a pista. O ônibus Brincalhão e a Escolinha de Trânsito da EPTC estiveram presentes. A programação prossegue até o próximo domingo, dia 16, com ciclismo, patinação, campeonato de bike polo e best trick de patins street com competição de velocidade, entre outras ações na cidade.

O coordenador de Esportes da Diretoria de Esporte Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Cláudio Franzen, lembrou que o Mexatchê já realizou semanas das Águas e das Lutas, enquanto que no segundo semestre deste ano vão ocorrer as atividades às do Fitness e das Raquetes. “As pessoas não fazem esportes por que não querem os existem várias opções e locais”, constatou. Segundo ele, o espírito que norteia o Mexatchê é “sair de casa e praticar algum esporte”. Cláudio Franzen destacou que a iniciativa atrai qualquer faixa etária.

Já o diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer da SMDSE, Rodrigo Kandrik, enfatizou que a valorização da atividade física e esportiva na cidade reduz por exemplo os problemas de saúde que se refletem nos postos e menos crianças e jovens envolvidas com o tráfico de drogas nas comunidades. “É nesse olhar que a prefeitura trabalha, na valorização do esporte e dos equipamentos da cidade”, destacou. Conforme ele, a ideia é fomentar os espaços públicos para se ter “uma melhor qualidade de vida para a cidade como um todo”. Rodrigo Kandrik lembrou ainda a valorização da orla do Guaíba com a criação do parque Moacyr Scliar. “Queremos no segundo semestre realizar atividades esportivas com professores ao longo de todos os dias na orla para fazer com que ela tenha mais vida do que já tem...Temos uma orla valorizada, com gente e com vida, nada mais justo que o esporte esteja junto”, avaliou.

Um dos parceiros é Juarez Pereira, coordenador do PedAlegre, que participa pela segunda vez do Mextachê. “É uma atividade muito boa e valoriza a orla. Estamos sempre presentes”, disse. Ele recordou que o pessoal do PedAlegre reúne há oito anos sempre nas terças e quintas perto da Usina do Gasômetro. Na opinião dele, a convivência com patinetes e patins é muito boa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895