Ministério da Saúde anuncia verba para 3.201 UTIs contra Covid-19, 149 no RS

Ministério da Saúde anuncia verba para 3.201 UTIs contra Covid-19, 149 no RS

Portaria destina R$ 153,64 milhões para novas vagas hospitalares

Correio do Povo

Hospitais enfrentam lotação esgotada ou próxima disso em todo o Estado

publicidade

O Ministério da Saúde divulgou portaria, na noite desta terça-feira, que autoriza o financiamento de 3.201 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para Covid-19 no país. Destes, 149 estariam destinados ao Rio Grande do Sul.

No total, o documento cita 150 municípios e 22 estados. Foram liberados R$ 153,64 milhões para custear a instalação das internações.

"Esta Portaria dispõe sobre o procedimento para autorização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI Adulto e Pediátrico Covid-19, em caráter excepcional e temporário", enfatiza o texto.

Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Carazinho, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Erechim, Farroupilha, Faxinal do Soturno, Ijuí, Montenegro, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Sapucaia do Sul, Soledade e Tramandaí devem receber as UTIs.

Governo do RS busca ampliar vagas

A Secretaria da Saúde do RS publicou, também nesta terça, determinação para ampliar as vagas hospitalares para tentar controlar a escalada da pandemia. Um ofício encaminhado às instuições de saúde do RS solicita que elas ofertem, no mínimo, 50% dos seus leitos clínicos para tratar pacientes com Covid-19. A medida da SES tem como objetivo quase dobrar o número de vagas para pessoas infectadas pelo coronavírus, passando de 6,4 mil para 11 mil.

 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895