Ministério da Saúde confirma caso de reinfecção pela Covid-19 no RS

Ministério da Saúde confirma caso de reinfecção pela Covid-19 no RS

Sem detalhar informações da paciente, pasta informa que nova infecção ocorreu por linhagens do vírus que já circulavam no país

Correio do Povo

Já no Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de Saúde, a reinfecção constatada ocorreu por nova cepa do SARS-CoV-2

publicidade

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira, que existem quatro casos confirmados de reinfecção pela Covid-19 no Brasil. Destes, um ocorreu no Estado do Rio Grande do Sul, de acordo com a pasta. O governo não comunicou detalhes sobre a paciente, mas garantiu que este caso e os encontrados em São Paulo e no Rio Grande do Norte aconteceram por linhagens da doença que já circulavam no país. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do RS disse que ainda não foi informada sobre o caso de nova infecção. 

Já no Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de Saúde, a reinfecção constatada ocorreu por nova cepa do SARS-CoV-2. A FioCruz, responsável por analisar os possíveis casos de reinfecção, identificou a variante em uma mulher de 29 anos de idade, com sintomas leves da doença. "A mulher foi diagnosticada com a infecção, pela primeira vez, em 24/03/2020 e, em 30/12/2020 (nove meses depois), obteve o segundo diagnóstico positivo para Covid-19 por RT-PCR", comunica a Saúde. 

A segunda análise realizada mostrou um padrão de mutações, compatível com a variante do vírus SARS-CoV-2, identificada recentemente pelo Ministério da Saúde do Japão, mas de origem no Amazonas. Além deste caso confirmado pela nova cepa, o Brasil investiga um no estado da Bahia com a mutação identificado originalmente na África do Sul. 

Um caso de reinfecção da Covid-19 exige que o indivíduo apresente dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895