Monumento do Gaúcho Oriental é transferido para a Redenção

Monumento do Gaúcho Oriental é transferido para a Redenção

Objetivo é deixar mais visível a estátua do escultor uruguaio Federico Escalada

Cláudio Isaías

Gaúcho Oriental instalada no novo local

publicidade

O monumento do Gaúcho Oriental está em novo local no Parque da Redenção. A obra que se encontrava nas proximidades do viaduto Imperatriz Leopoldina, na avenida João Pessoa, foi transferida nesta quarta-feira para junto do chafariz da tradicional área de lazer de Porto Alegre. A mudança foi acompanhada pelo prefeito José Fortunati e pela diretoria do Sindunscon/RS, apoiadora do projeto que resgata o patrimônio histórico da cidade.



Confeccionada em tamanho real e fundida em bronze, com cerca de sete toneladas, a estátua foi erguida por um caminhão Munck, com capacidade de 12 toneladas, por meio de cintas. O caminhão circulou com o Gaúcho Oriental por dentro do Parque Farroupilha até o “novo endereço”. O prefeito disse que 20 monumentos estão sendo restaurados no parque.

Redenção completa 80 anos e terá mudanças

“Decidimos pela transferência do Gaúcho Oriental porque a obra estava em um local praticamente escondido e a população nem sabia da sua existência”, ressaltou. Fortunati afirmou que agora o monumento está em um local seguro e com total visibilidade. No novo “endereço”, o monumento será monitorado por um sistema de câmeras e pela Guarda Municipal. “A ideia é ampliar o projeto de recuperação para outros parques e praças que tenham monumentos através de parcerias com a iniciativa privada”, explicou.

O vice-presidente do Sinduscon/RS, Zalmir Chwartzmann, disse que a mudança de local, além de aumentar a visibilidade da escultura, tem objetivo de minimizar os riscos de roubos e vandalismo. Segundo Chwartzmann, o Gaúcho Oriental é uma obra do escultor uruguaio Federico Escalada, que foi produzida em 1935. A obra é uma homenagem da comunidade uruguaia às comemorações do Centenário da Revolução Farroupilha. Ao retratar o gaúcho de forma descontraída, Escalado usou o chiripá, em vez da bombacha tradicional.

A transferência do monumento é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, o Ministério Público Estadual, a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e o Sinduscon/RS, que promoveu a revitalização de 32 monumentos e marcos históricos do parque, em dois anos. O projeto Construção Cultural prevê ainda o investimento de R$ 500 mil, só em 2016, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), em um valor total captado de R$ 247 mil por meio do programa Pró-Cultura, do governo estadual.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895