Morador vê fogo destruir casa recém-construída na zona Leste de Porto Alegre
capa

Morador vê fogo destruir casa recém-construída na zona Leste de Porto Alegre

Incêndio também danificou outra residência num terreno com várias moradias da vila Judas

Por
Eduardo Amaral

Chamas avançaram rapidamente em meio a material inflamável

publicidade

Uma semana após se mudar para sua nova casa, o pedreiro Victor Borges Pereira viu ela ser consumida pelas chamas durante um incêndio na vila Judas, localizada na zona Leste de Porto Alegre. O fogo iniciou no final da tarde desta terça-feira, enquanto o morador trabalhava em uma obra próximo à residência. Além do lar de Borges, destruído, uma outra construção ficou danificada.

A casa é uma meia-água, uma construção mais simples, feita dentro de um terreno. O espaço foi doado pelo avô de Borges para ele construir e sair do aluguel. “Eu trabalho com construção, fazia uma semana que eu terminei tudo. Eu construí tudo e agora veio o fogo e destruiu tudo”, lamentou. “Vi a casa da vizinha pegando fogo e encontrei minha mulher chorando dizendo que estava queimando tudo.”

No terreno havia outras residências, tudo muito próximo e, segundo os especialistas que atenderam a ocorrência, muito perigoso, tanto que as chamas se alastraram rapidamente e não deixaram nenhum móvel inteiro, atingindo também a casa do avô de Borges, Jorge Bica Pereira, que teve a cozinha destruída. Foi ele quem doou o espaço. “Eu estava sentado na frente quando vi a fumaça e aquela gritaria de gente correndo.”

Mesmo com o susto, ninguém se feriu e os bombeiros conseguiram conter as chamas rapidamente. Borges, agora, pensa em como recuperar o patrimônio perdido. “Graças a Deus ninguém se feriu, bens materiais a gente busca de novo, é baixar a cabeça e trabalhar, ainda bem que tenho vô e meu pai. A gente se ajuda.”