Morre Abraão Winogron, médico e jornalista gaúcho

Morre Abraão Winogron, médico e jornalista gaúcho

Comunicador foi pioneiro em divulgar informações sobre saúde em programas de rádio e TV

Christian Bueller

Comunicador foi pioneiro em divulgar informações sobre saúde em programas de rádio e TV

publicidade

Faleceu, nesta segunda-feira, aos 76 anos, o médico e jornalista Abraão Winogron, pioneiro na divulgação, em programas de rádio e tevê, de patologias, estudos e avanços na medicina. Ele tinha problemas cardíacos e morreu enquanto dormia. De forma simples, conseguia traduzir o tema para que o grande público entendesse. Por 30 anos, apresentou o programa “Medicina e Saúde”, na Rádio Guaíba e também se destacou na antiga TV2 Guaíba com conteúdo homônimo.

Nascido em 1946, no então distrito gaúcho de Vila Áurea, era filho de judeus poloneses que fugiram do nazismo e vieram para o Brasil, em 1935. Apesar das dificuldades, conseguiu se formar na Ufrgs em 1970. Pouco depois, se casou com Ana Maria Otoni Mesquita e concluiu sua residência em Ortopedia, decidindo ir para Israel em 1972. Lá, trabalhou no hospital de Jerusalém, atendendo feridos de guerra. Quando ainda estava em Israel, foi convidado a ser correspondente da Rádio Guaíba, do Correio do Povo e outros veículos de comunicação. Winogron dominava os idiomas português, hebraico, espanhol, inglês, francês, italiano e árabe.

Em 2006, foi reconhecido pela Câmara Municipal de Porto Alegre com o Prêmio Mário Rigatto como pioneiro na divulgação, em programas de rádio e televisão, de patologias, estudos e avanços na medicina. Além disso, Winogron teve passagem pela administração do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.

O médico deixa dois filhos, Alberto Kopittke – que descobriu a paternidade depois de adulto - e Dana, e duas netas. “Fica um lindo exemplo de amor a vida, de acreditar nos sonhos e viver intensamente”, descreveu Alberto. O velório começa às 9h desta terça-feira e o enterro está previsto para o meio-dia, no Cemitério Israelita Porto-Alegrense, bairro Santo Antônio.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895