Morre Oskar Coester, criador do Aeromóvel, em Porto Alegre

Morre Oskar Coester, criador do Aeromóvel, em Porto Alegre

Empreendedor, de 82 anos, havia sofrido um AVC. Homenagem envolve carreata, às 19h

Rádio Guaíba

Nascido em Pelotas, Coester deixa a esposa, quatro filhos e dez netos

publicidade

Inventor do Aeromóvel, veículo de propulsão a ar considerado inédito no mundo, o empresário Oskar Coester, de 82 anos, morreu, na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre. O empreendedor, que era técnico em mecânica e eletrônica, vinha se recuperando, em casa, de um AVC, e não resistiu a complicações decorrentes da doença. Nascido em Pelotas, ele deixa a esposa, quatro filhos e dez netos.

Em 1970, após a morte de Rubem Berta – presidente da Varig –, Coeste deixou a aérea e a passou a dedicar-se exclusivamente a um projeto próprio.

O desenvolvimento do Aeromóvel, com o qual ganhou notoriedade internacional, teve gênese ainda no fim da década de 1960, quando residia no Rio de Janeiro e tinha de se deslocar diariamente entre o Leme e o Aeroporto Internacional do Galeão. Coester percebeu que despendia mais tempo percorrendo 20 quilômetros em terra do que 1.124 quilômetros, de avião, entre o Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em 1983, inaugurou a Linha Piloto, no Centro da capital gaúcha junto à orla do Guaíba, atraindo a atenção de especialistas do mundo inteiro.

Na Capital, porém, o projeto só consolidou-se em 2013 com o início das operações da linha que funciona junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O modal já transportou mais de 7 milhões de passageiros desde então. Hoje, dezenas de projetos semelhantes existem em 16 países, incluindo uma linha na Colômbia e uma no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Na Indonésia, o Aeromóvel opera desde 1989.

Conforme familiares, a despedida de Oskar Coester vai se dar em formato de carreata, às 19h, a partir da linha piloto, que nunca chegou a funcionar, na avenida Loureiro da Silva. Familiares e amigos se reunirão, respeitando os protocolos sanitários, para uma homenagem ao inventor do Aeromóvel. A cremação está marcada para as 10h desta quarta-feira, restrita à família, mas com transmissão pelo Crematório Metropolitano.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895