Morro da Borússia é opção de turismo para curtir vista privilegiada no litoral

Morro da Borússia é opção de turismo para curtir vista privilegiada no litoral

Localidade situada em uma região montanhosa de Osório é atração alternativa no verão gaúcho


Chico Izidro

Vista não perdeu a beleza apesar do tempo nublado

publicidade

O Morro do Borússia, no município de Osório, é uma ótima opção para visitas. Ele é considerado uma zona de proteção ambiental às margens da BR 101 e uma importante área de Mata Atlântica. Tem 400 metros de altura, com vista fantástica da cidade, sendo ainda possível visualizar, em dias de sol, além da cidade de Osório, o Parque Eólico, lagos, campos e até o mar de Tramandaí. Mas vários turistas não se importam de chegar ao local mesmo em dias nublados e com chuva. E foi o caso desta quarta-feira, quando dezenas de pessoas se aventuraram para chegar ao local.

A plataforma de onde saem voos de asa-delta e parapente estava molhada, escorregadia, mas mesmo assim as pessoas não se importaram de caminhar sobre ela, para tirar fotos e observar o horizonte, apesar das grossas nuvens cobrindo a paisagem. Além disso, chovia forte e ventava muito.

Adriane Antunes, de Alegrete, foi visitar o pai, que mora na região. Ela já conhecia o ponto turístico, mas fez questão de convidar alguns amigos que estavam junto, para subir ao morro e admirar a vista. “Nós só tínhamos hoje para vir aqui. Estávamos veraneando em Capão da Canoa, mas amanhã já retornamos para Alegrete. Falei com o pessoal, e ninguém se importou, apesar do tempo ruim”, contou.

O amigo Vinícius Figueiredo ficou espantado com a beleza local e nem deu bola para a pouca visibilidade. “Eu não conhecia e estou achando muito legal. É uma vista espetacular”, garantiu. “Como a gente mora na fronteira, na campanha, não temos morros, montanhas, é tudo plano, então agora temos a oportunidade de desfrutar de um lugar lindo assim”, destacou ele, abraçando o filho Valentim, que estava boquiaberto.

Quem também estava curtindo a vista, mesmo com toda a neblina e chuva, era o casal de namorados Rafael Aguiar e Taís Batista da Silva, de Canoas. Eles estavam de férias no Balneário Imbé e na volta de casa decidiram subir ao Morro do Borússia. Taís ainda não conhecia o local e ficou encantada. “Como te dizer, isso aqui é paradisíaco, energizante. Esta chuva e o frio não estão me incomodando, pelo contrário, estão dando um toque diferente. Me disseram que nos dias de sol dá para se ver muito longe, o mar. Mas agora estou me sentindo em paz”, garantiu.

Para acessar o topo do Morro da Borússia existem duas maneiras: uma é caminhando pela trilha em meio à mata. A outra é de carro, por uma estrada pavimentada que leva diretamente ao mirante. O acesso é gratuito.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895